MEC divulga cronogramas do Sisu, Prouni e Fies
A classificação nos três processos seletivos será com base na nota obtida na edição de 2022 do Enem. Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021.
A classificação em todos os três seletivos será com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Ministério da Educação divulgou os editais com os cronogramas dos processos seletivos para o segundo semestre de 2023 do Sisu, Prouni e do Fies. A classificação em todos os três seletivos será com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No caso do Prouni, também serão aceitas as notas do Enem de 2021, e o Fies aceita as notas do exame a partir de 2010.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada vão de 19 a 22 de junho e o resultado será divulgado no dia 27 deste mês. O Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, a maioria delas instituições federais, entre universidades e institutos.
No caso do Prouni, o Programa Universidade para Todos, o prazo de inscrição vai de 27 a 30 de junho. O resultado sai em duas chamadas: a primeira, dia 4 de julho, e a segunda no dia 24 do mesmo mês. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Já o prazo de inscrições para o Fies vai de 4 a 7 de julho e o resultado será divulgado no dia 11 de julho. O Fies é o programa do governo federal que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior em instituições privadas que participam do programa.
O Ministério da Educação vai informar a quantidade de vagas ofertadas em datas próximas à abertura das inscrições de cada seletivo. As inscrições são gratuitas.
Por Andréia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 08/06/2023 15:55:04. Última edição: 08/06/2023 15:55:04
A classificação nos três processos seletivos será com base na nota obtida na edição de 2022 do Enem. Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021.
Os estados com as maiores taxas de analfabetismo são o Piauí, Alagoas e a Paraíba. Já as menores ocorrem no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".