Educação

Ministério da Educação suspende implementação do Novo Ensino Médio

De acordo com o ministro da Educação, a suspensão do calendário, pelo prazo de 90 dias, permitirá que entidades sejam ouvidas em uma consulta pública que já está aberta.

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que vai suspender por 90 dias a implementação do Novo Ensino Médio.

O ministro afirmou que houve erro na condução da reforma do Ensino Médio.

A Reforma começou em 2022 e o cronograma previa o fim do processo até 2024. De acordo com o ministro da Educação, a suspensão do calendário, pelo prazo de 90 dias, permitirá que entidades sejam ouvidas em uma consulta pública que já está aberta. 

A medida, segundo Camilo Santana, visa suspender a realização das provas do Enem 2024 com as diretrizes do Novo Ensino Médio.

Daniel Cara, professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, explica que a decisão do MEC é fruto de uma pressão exercida por vários setores da área de educação. O especialista exemplifica como a suspensão do cronograma impacta o Enem.

A proposta do Ministério da Educação é aumentar o diálogo com todos os setores envolvidos. E assim, garantir um novo ensino médio adaptado ao mercado de trabalho atual, com ampliação de carga horária e flexibilização do currículo. 

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasíila / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 04/04/2023 20:50:02. Última edição: 04/04/2023 20:50:02

Tags: MEC Novo Ensino Médio Suspensão

Leia também:

Proibição para novos cursos de medicina será encerrada

Proibição para novos cursos de medicina será encerrada

Governo estuda regra que inclua lançamento de modelos de autorização de novas faculdades levando em conta critérios regionais, como a baixa presença de médicos, por exemplo.

Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Portaria do MEC interromperá por 60 dias todos os prazos de outra editada em 2021, incluindo a data limite para que o Enem atualize as mudanças de avaliação com base nas novas regras.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi