Educação

Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área.

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União uma portaria que suspende, por 90 dias, o processo de autorização de cursos superiores e de credenciamento de instituições de educação superior na modalidade à distância. A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área. O prazo de 90 dias é para que o MEC possa concluir a elaboração de proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade EAD.

Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

A presidente da Associação Nacional de Universidades Particulares, Elizabeth Guedes reflete sobre os impactos da portaria. "O impacto geral desta portaria é a proibição. Não não há nenhuma luz nos orientando sobre melhoria de qualidade, não há nenhuma indicação de um diagnóstico preciso sobre o que tá acontecendo. Nós vivemos no Brasil uma crise Geral de qualidade no ensino superior. Isso não é privativo do ensino à distância. Teoricamente as pessoas que estão matriculadas estudando, não há nenhum Impacto sobre elas, mas o efeito deletério e permanente que essa portaria causa no mercado é que as escolas, as pessoas, empregadores olham essa lista de cursos que dizem 'bom a tendência do governo é interrompê-los'", afirma.

Nossa produção entrou em contato com o Ministério da Educação questionando se a decisão impacta de alguma maneira os alunos que cursam este semestre letivo ou estão matriculados para iniciar o próximo e como fica o planejamento das instituições de ensino para o ano de 2024, já que a proibição avança até março do ano que vem, mas não obtivemos resposta.  

 

Agência Brasil / Por Madson Euler - São Luís / Edição: Joao Claudio Silveira/Pollyane Marques - 01/12/2023 17:50:03. Última edição: 01/12/2023 17:50:03

Tags: EAD Ministério Da Educação

Leia também:

UnB terá processo seletivo exclusivo para pessoas com mais de 60 anos

UnB terá processo seletivo exclusivo para pessoas com mais de 60 anos

Primeira prova deve ser realizada em 2024, segundo a reitora da instituição, Márcia Abrahão.

Hábito de leitura resulta em melhores avaliações em várias disciplinas

Hábito de leitura resulta em melhores avaliações em várias disciplinas

Entre os estudantes que leem textos com mais de 100 páginas, 29% atingiram pelo menos o nível 4 de proficiência em leitura no Programme for International Student Assessment (Pisa).

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi