Brasileira vence prêmio da Unesco na área de educação
Carina Alves recebeu, nesta quinta-feira, em uma cerimônia na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, o Prêmio Confúcio de Alfabetização.
De 2019 para 2021, subiu de 15 para 34% o número de crianças no segundo ano do ensino fundamental, nos três menores níveis de aprendizado em Língua Portuguesa.
Durante a pandemia, em 2021, dobrou o número de estudantes do segundo ano do ensino fundamental com níveis baixos na leitura de palavras. Os dados do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica 2021, foram divulgados nesta sexta-feira, pelo Inep, responsável pela avaliação.
De 2019 para 2021, subiu de 15 para 34% o número de crianças no segundo ano, nos três menores níveis de aprendizado em Língua Portuguesa. A coordenadora substituta do Saeb, Clara Alarcão, explica o que isso significa.
No geral, o chamado índice de Proficiência em língua portuguesa dessas crianças caiu 25 pontos, durante a pandemia. Além disso, no quinto ano fundamental, subiu de trinta para quase 40% o número de alunos que sabiam o que é um círculo ou quadrado, por exemplo. Os estudantes de todas as etapas e disciplinas avaliadas apresentaram, no geral, queda no desempenho, durante a pandemia, mas se mantiveram próximo da média anterior.
Temendo uma interpretação irreal sobre os impactos na educação durante a pandemia, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Castro, destaca a importância dos dados referentes a 2021, mas não recomenda a comparação com o Saeb de 2019.
Por outro lado, o ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que a avaliação do ano passado foi adaptada para o contexto de pandemia.
O Saeb é realizado a cada dois anos e serve para ajudar na melhoria de políticas públicas para educação. Na edição de 2021 participaram mais de 75 mil escolas de todo o país.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 19/09/2022 14:06:51. Última edição: 19/09/2022 14:06:51
Tags: Saeb Educação Básica
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Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".