Educação

ONU lança data especial para estimular entrada de mulheres na ciência

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, mostra que apesar dos avanços, ainda existem desigualdades no acesso das mulheres à área das ciências.

Apesar dos avanços, ainda existem desigualdades no acesso das mulheres à área das ciências. Para incentivar esse acesso e dar visibilidade ao papel e contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, a Assembleia das Nações Unidas instituiu, em 2015, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro.

Cristina Araripe, Pesquisadora Titular e Coordenadora do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz, ressalta que para mais mulheres ingressarem nas Ciências no Brasil é preciso que a entrada no sistema educacional melhore.

Ela também destaca que o país precisa avançar em políticas públicas nesse sentido.

Tatiana Roque, secretária municipal de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro, explica que profissões ligadas aos cuidados são mais associadas às mulheres. Para ela, o aumento na participação de mulheres no ramo da ciência só será possível uma mudança nesta forma de pensamento.

A estudante Caroline Simões pensa em entrar para a área científica, mas já sabe que os obstáculos são grandes.

A criação do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência reafirma a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 10/02/2023 21:05:02. Última edição: 10/02/2023 21:05:02

Tags: Mulheres Ciência ONU

Leia também:

Prêmio da SBPC reconhece pesquisas criativas de jovens mulheres

Data da premiação foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. Esta edição premiou nove vencedoras.

MEC divulga nova tabela para salário educação

Tabela mostra quantidade de alunos matriculados no ensino público, bem como os coeficientes de distribuição e estimativa anual de repasse do salário educação para 2023.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi