Educação

Operação investiga fraudes em vestibulares de universidades no Paraná

Um professor de um cursinho preparatório de Irati, na região sudoeste do estado, foi alvo de três mandados de busca e apreensão, suspeito de tentar burlar o vestibular da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – do Ministério Público no Paraná deflagrou uma operação contra fraudes que ocorreram em vestibulares de universidades estaduais. Um professor de um cursinho preparatório de Irati, na região sudoeste do estado, foi alvo de três mandados de busca e apreensão, suspeito de tentar burlar o vestibular da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa. As ordens judiciais foram cumpridas em endereços residenciais de Irati e também em Ponta Grossa.

Segundo o Ministério Público, as investigações começaram em dezembro, a partir de uma denúncia da reitoria da UEPG, que verificou uma possível tentativa de fraude no processo seletivo da instituição, por meio da utilização de um celular para a transmissão das questões. O suspeito foi desclassificado e o caso reportado pela instituição à Justiça.

O professor também prestou o vestibular do curso de medicina de 2023 da Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que teve as provas aplicadas neste último domingo. Ele foi detido ao deixar o local do teste aqui na capital. Foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores.

Com o investigado, foram localizados um telefone celular, um ponto eletrônico e um microfone oculto em uma tampa de caneta, equipamentos que seriam utilizados para transmitir e receber informações durante a realização da prova.

O Ministério Público no Paraná apura agora a possível existência de uma organização criminosa e outras tentativas de fraudes praticadas pelo mesmo profissional.   

Agência Brasil / Por Janielle Delquique - Repórter da Rádio Educativa FM de Curitiba - Curitiba / Edição: Rádio Educativa FM de Curitiba - 07/02/2023 13:00:03. Última edição: 07/02/2023 13:00:03

Tags: Paraná Vestibular Fraude

Leia também:

Ano letivo começa com 100% das aulas no regime presencial

As instituições públicas de ensino estão retomando as atividades ao longo do mês de fevereiro e março, seguindo o calendário municipal. Já as escolas particulares iniciaram o ano letivo, em sua maioria, na última semana de janeiro.

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Maior competição científica do país, conta, em média, com 18 milhões de estudantes do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi