Educação

País teve alta de 714 mil alunos em escolas de educação básica em 2022

Os dados fazem parte do Censo Escolar da Educação Básica 2022 divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Em 2022, o Brasil registrou mais de 47 milhões de matrículas nas cerca de 180 mil escolas da educação básica. Foram 714 mil matrículas a mais em comparação com o ano de 2021.

Os dados fazem parte do Censo Escolar da Educação Básica 2022 divulgado nesta quarta-feira, em Brasília, pelo Ministério da Educação e pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O levantamento apontou que quase metade dos alunos matriculados, 49%, são atendidos pelos municípios; seguido pelos estados, com 31%; rede privada, 19%; e a União, com quase 1%. Entre 2021 e 2022, a rede privada expandiu 10,6%, chegando próximo ao nível observado em 2019. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre alguns dos desafios para a educação, como garantir cinco milhões de matrículas nas creches e melhora do diálogo com estados e municípios. 

O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto, Carlos Eduardo Moreno, explicou que a pandemia afetou o número de matrículas na educação infantil, como creches e pré-escolas, mas se manteve praticamente inalterado no ensino médio. 

O Censo Escolar é a principal pesquisa da educação brasileira. Os dados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e as avaliações educacionais.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 08/02/2023 14:55:02. Última edição: 08/02/2023 14:55:02

Tags: Censo Escolar Matriculas Educação Básica Escolas MEC Educação

Leia também:

Operação investiga fraudes em vestibulares de universidades no Paraná

Um professor de um cursinho preparatório de Irati, na região sudoeste do estado, foi alvo de três mandados de busca e apreensão, suspeito de tentar burlar o vestibular da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ano letivo começa com 100% das aulas no regime presencial

As instituições públicas de ensino estão retomando as atividades ao longo do mês de fevereiro e março, seguindo o calendário municipal. Já as escolas particulares iniciaram o ano letivo, em sua maioria, na última semana de janeiro.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi