Pesquisa mostra turmas cheias e falta de motivação nas escolas em SP
Uma pesquisa sobre a Qualidade da Educação Pública nas escolas estaduais de São Paulo revela os desafios do ensino público paulista.
Uma pesquisa sobre a Qualidade da Educação Pública nas escolas estaduais de São Paulo revela os desafios do ensino público paulista.
Turmas com muitos alunos, falta de motivação e de segurança. Esses são os principais desafios enfrentados no ensino público paulista, e que foram apontados em uma pesquisa sobre a Qualidade da Educação Pública nas escolas estaduais de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (23).
Os dados mostram que 41% dos estudantes não se sentem seguros no ambiente escolar; enquanto 16% dos professores têm sensação de insegurança dentro das escolas onde trabalham. Esses números aumentam nos colégios de periferia, onde cerca de 70% dos estudantes e de seus familiares temem a violência.
Em todos os perfis, a percepção é de que o governo deveria oferecer mais condições de proteção para as unidades escolares.
Para 95% dos três grupos entrevistados, o ensino à distância, que aconteceu durante a pandemia de covid-19, provocou grandes perdas de aprendizado. A mesma porcentagem apareceu nas respostas sobre a dificuldade de concentração e a menor participação nas aulas, pelos estudantes, depois do retorno às aulas presenciais.
João Paulo Cunha, diretor de pesquisa do Instituto Locomotiva, responsável pelo estudo feito em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, relata que os entrevistados não perceberam aumento de investimentos para melhorar as escolas públicas, afetadas pela pandemia de covid.
Para o diagnóstico da situação, o estudo ouviu, entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.250 estudantes maiores de 14 anos; 1.250 familiares e 1.100 professores da rede estadual.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 23/05/2023 16:25:05. Última edição: 23/05/2023 16:25:05
Tags: Pesquisa Ensino Público Escolas Estaduais São Paulo Qualidade Ensino
Uma pesquisa sobre a Qualidade da Educação Pública nas escolas estaduais de São Paulo revela os desafios do ensino público paulista.
Para 94% dos estudantes entrevistados, o retorno às aulas presenciais ocorreu com mais dificuldade de concentração e menor participação nas aulas, indica pesquisa feita em São Paulo.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".