Menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências
Com os resultados do programa de avaliação em 2022, Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas.
Os resultados do Pisa foram divulgados hoje, pelo Ministério da Educação e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que coordena a prova.
Menos de 50% dos alunos do país alcançaram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências na edição de 2022 do Pisa (o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Na comparação com os resultados de 2018, o ano anterior avaliado, os resultados foram similares (o que não significa notas altas).
Apenas 1% dos nossos estudantes conseguiram os níveis 5 ou 6, considerados os mais altos, quando os alunos resolvem problemas complexos. Mesmo em leitura, o percentual ainda fica abaixo da média de outros países que participam do exame.
Os resultados do Pisa foram divulgados hoje, pelo Ministério da Educação e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que coordena a prova. O Pisa é aplicado a cada três anos, desde 2000, a estudantes de 15 anos de idade, com objetivo de melhorar as políticas e resultados educacionais. Em 2022, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes. No Brasil, participaram quase 11 mil alunos, de 599 escolas, públicas e privadas.
Com os resultados de 2022, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas. No ranking, ficou na posição 64 em matemática, 53 em leitura e 61 em ciências, atrás de outros latino-americanos, como o Chile, Uruguai, México e a Costa Rica.
O coordenador do Pisa, Andreas Schleicher apontou que um dos problemas que os estudantes pobres de países como Brasil, Jamaica e Camboja enfrentam é a falta de segurança. E que isso afeta o rendimento escolar.
Se os resultados do Brasil no Pisa não estão bons, o desempenho médio mundial caiu em 2022, na comparação com 2018. Uma das causas apontadas pela coordenação do exame foi o período de pandemia de covid-19.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberta Lopes/Edgard Matsuki - 05/12/2023 18:45:03. Última edição: 05/12/2023 18:45:03
Tags: Pisa Prova Estudantes
Com os resultados do programa de avaliação em 2022, Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas.
Com os resultados de 2022, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".