Prazo de adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina amanhã
Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do governo federal para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
A adesão é voluntária e contempla toda a educação básica, da creche ao ensino médio.
Os Estados e municípios têm até esta quinta-feira (31) para aderirem ao Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação. A adesão é voluntária e contempla toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Além disso, dá acesso à assistência financeira para ampliar e diversificar oportunidades educativas, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas para os estudantes.
Até agora, o programa já teve adesão de pelo menos 23 Estados brasileiros e de 7 em cada 10 municípios. O Nordeste é a região que mais teve adesão municipal, seguido das regiões Norte e Sul do país.
A proposta é induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica e cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação. De acordo com o MEC, o investimento de R$ 4 bilhões pode ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral ainda em 2023. O objetivo é alcançar, até 2026, 3,2 milhões de matrículas.
De acordo com último Censo Escolar, o país possui 47 milhões de estudantes na educação básica, em mais de 178 mil escolas pelo país. Os detalhes do Programa Escola em Tempo Integral podem ser conferidos no site do MEC e por meio de uma Central de Atendimento, no telefone 0800 616161.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 30/08/2023 13:00:05. Última edição: 30/08/2023 13:00:05
Tags: Escola Em Tempo Integral Ministério Educação Educação Infantil Ensino Fundamental
Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do governo federal para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Nova regra estabelece que a conduta dos agentes integrantes do PNLD, tenham isonomia e impessoalidade, na escolha dos recursos educacionais para cada escola.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".