Educação

Prazo para convocação de lista de espera do Fies termina nesta sexta

programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação

O prazo para convocação de candidatos selecionados na lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira (2).

Prazo para convocação de lista de espera do Fies termina nesta sexta
© Wilson Dias/ABr

A etapa, que começou no dia 21 de março, chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Educação – a previsão inicial era que a convocação fosse encerrada em 18 de maio. Por meio de nota, a pasta informou que já realizou pelo menos sete chamadas de candidatos em lista de espera do Fies.

“A prorrogação atende a solicitações de estudantes interessados em financiar os seus estudos.”

Entenda

O candidato é pré-selecionado na lista de espera do Fies quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada. Essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista, de acordo com a ordem de classificação. 

Em 2023, o Fies oferece 112.168 vagas. O programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Desde 2018, o Fies possibilita juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.  

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 01/06/2023 08:55:16. Última edição: 01/06/2023 08:55:16

Tags: Fies Financiamento Estudantil Ministério Da Educação Ensino Superior Instituição Privada

Leia também:

Escolas precisam de políticas de convivência para prevenir violência

Escolas precisam de políticas de convivência para prevenir violência

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor Amorim de Ângelo, deu a declaração durante o 1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar.

Mais de 56% das crianças não são alfabetizadas na idade certa

O Ministério da Educação apresentou, nesta quarta-feira (31), os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, feita com 251 professores das cinco regiões do país.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi