Educação

Prazo para pedir dispensa do Enade termina em 20 de janeiro

Exame avalia o rendimento dos formandos de cursos de graduação

Até o dia 20 de janeiro está aberto o prazo para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido deve ser feito por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. Nas duas situações, é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital. O exame foi aplicado em 27 de novembro em todo o país.

Prazo para pedir dispensa do Enade termina em 20 de janeiro
© Valter Campanato/ Agência Brasil

Mesmo pedindo a dispensa da prova é necessário preencher o Questionário do Estudante. No rol de situações previstas como justificativas para se ausentar do exame estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade.

Estudantes que foram eliminados no dia do exame por descumprirem normas de segurança (como não desligar o celular durante a prova) não poderão solicitar dispensa de prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. O Inep vai avaliar os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado.

Solicitações

Além das solicitações de dispensa de prova, os coordenadores de curso ainda podem registrar, no Sistema Enade, declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto; deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial; não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica; ou foram inscritos indevidamente.

Pedidos e análise

As pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais.

O período de análise e deliberação sobre as solicitações vai até dia 27 de janeiro. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos dos estudantes e, ao Inep, as solicitações realizadas pelas instituições.

Histórico

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 05/01/2023 11:05:09. Última edição: 05/01/2023 11:05:09

Tags: Enade Graduação Exame Inep Educação

Leia também:

MEC revoga portaria sobre a abertura de cursos de medicina

MEC revoga portaria sobre a abertura de cursos de medicina

Ministro diz que publicação foi feita “estranhamente, ao apagar das luzes, no último dia do ano, sem ter sequer parecer jurídico conclusivo da Consultoria Jurídica do MEC”.

Prorrogado até dia 31 prazo de inscrições para o Enem USP

Prorrogado até dia 31 prazo de inscrições para o Enem USP

Sistema permite que estudante concorra a uma vaga na USP com a nota obtida no Enem de 2022. Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas, a maioria destinada a cotas sociais.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi