Enem: candidatos tem até sexta-feira para pedir isenção de taxa
Tanto o pedido de isenção de taxa como a justificativa de ausência devem ser apresentadas na Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br.
Solicitação deve ser feita pelo site do Inep
Termina nesta sexta-feira (28) o prazo de solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). Pode pedir isenção o candidato que estiver cursando a última série do ensino médio neste ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
E também o estudante que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ou, ainda, o candidato que estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no CadUnico dos Programas Sociais do Governo Federal, desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS).
A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem deve ser feita pelo site do Inep, que é o enem.inep.gov.br/participante. E atenção: o participante que recebeu isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2022, mas faltou aos dois dias de prova, precisa justificar a ausência para pedir a isenção de taxa para o Enem 2023. A justificativa deve ser feita também no site do Inep, até esta sexta-feira (28).
E lembrando que todos os participantes, inclusive quem conseguir isenção de pagamento, deve realizar a etapa de inscrição entre os dias 5 e 16 de junho. As provas do Enem 2023 estão previstas para serem realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda - 27/04/2023 15:50:02. Última edição: 27/04/2023 15:50:02
Tags: Enem Isenção Taxa De Matrícula
Tanto o pedido de isenção de taxa como a justificativa de ausência devem ser apresentadas na Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br.
Movimento reivindica ainda a implementação do piso nacional da categoria no estado, a melhoria das condições de trabalho e protesta contra a superlotação de turmas.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".