Educação

Prefeitura do Rio decreta proibição do uso de celular em salas de aula

Em caso de descumprimento da regra, professor poderá advertir o aluno

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou nesta segunda-feira (7) a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos dentro de sala de aula. A proibição também vale durante a explicação do professor e na hora de realizar trabalhos individuais ou em grupo na unidade escolar, fora da sala.  

De acordo com o decreto, a utilização deve ser permitida apenas em situações específicas, como quando houver autorização expressa do professor regente para fins pedagógicos, tais como pesquisas e leituras, e para os alunos com deficiência ou com problemas de saúde que necessitam destes dispositivos para monitoramento ou auxílio de sua necessidade. Nestes casos o aluno deverá utilizar os aparelhos de forma silenciosa e de acordo com as orientações do professor.  

Ainda segundo o decreto, os dispositivos devem ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Em caso de descumprimento das regras, o professor poderá advertir o aluno e cercear o uso, assim como acionar a equipe gestora da unidade.  

O secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha explicou a medida.  

A psicopedagoga Mariza Baumbach classifica a decisão como polêmica.  

A pedagoga e psicopedagoga Mariana Freitas vê a nova legislação com bons olhos.  

O decreto também estabelece que os aparelhos tecnológicos, quando utilizados em sala de aula, devem ser considerados ferramentas de aprendizagem e não devem ser motivo de interrupção do processo educacional. E que compete aos pais e responsáveis orientar os alunos sobre o uso adequado e sem tempo excessivo de aparelhos tecnológicos. 

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 07/08/2023 19:05:02. Última edição: 07/08/2023 19:05:02

Tags: Prefeitura Do Rio De Janeiro Uso De Celular Sala De Aula

Leia também:

Município do Rio de Janeiro proíbe uso de celular em salas de aula

Município do Rio de Janeiro proíbe uso de celular em salas de aula

Aparelhos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Norma começa a valer nesta segunda-feira.

Professores apontam desafios da escola em tempo integral

Professores apontam desafios da escola em tempo integral

Modalidade tornou-se política pública nacional esta semana, com a sanção da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. Meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi