Enem 2023: redação joga luz sobre a sobrecarga invisível das mulheres
As mulheres dedicam, em média, quase dez horas por semana a mais do que os homens nos afazeres domésticos e no cuidado com crianças, idosos e pessoas com deficiência
No primeiro dia de provas os estudantes responderam a 90 questões de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias
Começou neste domingo (5) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Nessa primeira rodada de provas, os participantes fizeram Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Isso significa: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física, Artes, além de Língua Portuguesa, Literatura e Inglês ou Espanhol.
Só nisso, foram 90 questões de múltipla escolha.
E fizeram ainda a Redação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”
O tema surpreendeu a Beatriz Castelano, de 17 anos, que fez prova em São Paulo.
Em São Paulo também, a Fernanda Alice, de 16 anos, destacou as questões de Literatura.
Em Brasília, a Giovanna Lucas Rangel, de 19 anos, falou sobre outros assuntos cobrados nessa primeira rodada.
Depois que as provas terminaram, o ministro da Educação, Camilo Santana fez um balanço desse primeiro dia de provas. Ele destacou a ausência em torno de 28% dos 3 milhões e 900 mil inscritos e a eliminação de quase sete mil e trezentos participantes por uso de aparelhos eletrônicos ou saída antecipada das provas. Sobre as imagens das provas que vazaram na internet, ele explicou.
No próximo domingo, dia 12 de novembro, as provas são de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Com a nota do Enem, o participante pode concorrer a vagas em instituições de Ensino Superior públicas, por meio do Sisu, e privadas por meio do Prouni, com bolsas, e do Fies, com financiamentos.
A nota também pode ser usada nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep, o instituto ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito/Pollyane Marques - 05/11/2023 22:35:10. Última edição: 05/11/2023 22:35:10
As mulheres dedicam, em média, quase dez horas por semana a mais do que os homens nos afazeres domésticos e no cuidado com crianças, idosos e pessoas com deficiência
Segundo professores, a avaliação contou com menos imagens do que nas edições anteriores do Exame.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".