Educação

Professor de português viraliza com músicas antirracistas

Batizado de MPBIA, Música Popular Brasileira Infantil Antirracista, o projeto do professor Allan de Souza inclui a gravação de um disco e até um show, o #omeucabeloébembonitotour.

Um professor de português e literatura do Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais ao criar uma composição repleta de significados. 

“Muitos formatos, vários cabelos. Não tenha medo, se olhe no espelho”. Esse é o trecho da música feita pelo professor Allan de Souza, que fala sobre respeito, autoestima e valorização das diferenças, e que ultrapassou os muros da escola no Jardim América, zona norte carioca.

Batizado de MPBIA, Música Popular Brasileira Infantil Antirracista, o projeto inclui a gravação de um disco e até um show, o #omeucabeloébembonitotour. A ideia é levar para escolas públicas, não só do Rio, mas de todo o país, essa e outras canções que ajudem a desconstruir o racismo. 

Apesar de serem maioria no país, 56% da população segundo o IBGE, pessoas negras ainda enfrentam obstáculos para ocupar espaços no ambiente escolar. Garantir a inclusão e a ampla diversidade étnico-racial nas escolas são antigos desafios na educação.

Especialista na área e autora dos livros Outra Educação é Possível e Sobrevivendo ao Racismo, Luana Tolentino destaca a importância do trabalho que o professor Allan vem desenvolvendo com os alunos da Educação Infantil.

O trabalho do professor Allan pode ser acompanhado no Instagram, no perfil MPBIA e também no YouTube.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 25/06/2023 08:45:06. Última edição: 25/06/2023 08:45:06

Tags: Antirracismo Música

Leia também:

Inep aplica até amanhã provas do Revalida

Inep aplica até amanhã provas do Revalida

Candidatos farão provas práticas de habilidades clínicas. Eles serão avaliados nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e medicina da família.

Estudantes do Rio querem medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Estudantes do Rio querem medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Estudantes do estado do Rio disputarão medalha de ouro com finalistas de outros 50 países na Olimpíada Internacional de Matemática. Eles concorreram com 200 alunos de todo o país.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi