Educação

Profissionais de educação pedem revogação do novo Ensino Médio

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, diz que a reformulação do Ensino Médio veio sem diálogo com os setores da área de educação. Segundo ele, Lula prometeu analisar melhor o pedido.

A revogação do novo Ensino Médio foi defendida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação em reunião com o presidente Lula nessa terça-feira (7). O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo também participou do encontro.

O presidente da Confederação, Heleno Araújo, diz que a reformulação do Ensino Médio veio sem diálogo com os setores da área de educação. Segundo ele, Lula prometeu analisar melhor o pedido.

O ministro da Educação, Camilo Santana, já disse que um grupo de trabalho com os setores educacionais vai ser criado para discutir o assunto. No entanto, evitou falar em revogação.

O novo Ensino Médio foi estabelecido em 2017, no governo do ex-presidente Michel Temer. A ideia era tornar a etapa escolar mais atrativa e ampliar a educação em tempo integral e o aspecto profissionalizante.

No entanto, mais de 300 entidades assinam uma carta em que apontam que a reforma induz jovens de escolas públicas a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade e ofertados de maneira precária em escolas sem infraestrutura. 

Ainda segundo Heleno Araújo, o presidente Lula também se comprometeu a encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militar, criado pelo governo de Jair Bolsonaro.

* Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 08/03/2023 14:50:05. Última edição: 08/03/2023 14:50:05

Tags: Novo Ensino Médio

Leia também:

Presidente do Inep anuncia cancelamento do Enem Digital

Presidente do Inep anuncia cancelamento do Enem Digital

Manuel Palácios justificou o cancelamento da prova a distância alegando que poucos estudantes optaram por realizá-la desde sua criação, em 2020.

Sisu tem último dia para matrícula na chamada regular

Sisu tem último dia para matrícula na chamada regular

Há 226.349 vagas para cursos de graduação em 128 instituições públicas, 63 delas em universidades federais. MEC diz que 1.073.024 de pessoas se inscreveram para o Sisu.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi