Voltado tanto para as crianças, quanto para os adolescentes, o TRE na escola propõe, inclusive, uma eleição fictícia, que os alunos se colocam como candidatos e precisam, inclusive, apresentar seu plano de governo.
Um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está apresentando o processo eleitoral aos estudantes do estado. O TRE na escola também realiza palestras e atividades que tratam do tema da cidadania.
Voltado tanto para as crianças, quanto para os adolescentes, o TRE na escola propõe, inclusive, uma eleição fictícia, que os alunos se colocam como candidatos e precisam, inclusive, apresentar seu plano de governo. O objetivo é explicar o processo eleitoral e mostrar como ele é seguro. Os participantes também têm a oportunidade de conhecer uma urna eletrônica de verdade.
O projeto já atingiu cerca de oito mil estudantes, e pretende alcançar mais de 12 mil alunos somente este ano. De acordo com coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Rita Carvalho, as ações auxiliam o trabalho do TRE que é garantir a legitimidade do processo eleitoral
O programa ganha uma importância ainda maior, após os recentes atos de violência e vandalismo que questionaram a lisura do processo eleitoral. Somente este ano, foram mais de 100 edições, um recorde desde quando ele começou a ser realizado em 2011.
Até dezembro, o TRE pretende realizar 165 ações, cobrindo todas as zonas eleitorais do estado.
*Com supervisão de Tâmara Freire.
Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 23/09/2023 10:40:02. Última edição: 23/09/2023 10:40:02