Educação

Programa do TRE apresenta processo eleitoral para estudantes

Voltado tanto para as crianças, quanto para os adolescentes, o TRE na escola propõe, inclusive, uma eleição fictícia, que os alunos se colocam como candidatos e precisam, inclusive, apresentar seu plano de governo.

Um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está apresentando o processo eleitoral aos estudantes do estado. O TRE na escola também realiza palestras e atividades que tratam do tema da cidadania.

Programa do TRE apresenta processo eleitoral para estudantes

Voltado tanto para as crianças, quanto para os adolescentes, o TRE na escola propõe, inclusive, uma eleição fictícia, que os alunos se colocam como candidatos e precisam, inclusive, apresentar seu plano de governo. O objetivo é explicar o processo eleitoral e mostrar como ele é seguro. Os participantes também têm a oportunidade de conhecer uma urna eletrônica de verdade.

O projeto já atingiu cerca de oito mil estudantes, e pretende alcançar mais de 12 mil alunos somente este ano. De acordo com coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Rita Carvalho, as ações auxiliam o trabalho do TRE que é garantir a legitimidade do processo eleitoral   

O programa ganha uma importância ainda maior, após os recentes atos de violência e vandalismo que questionaram a lisura do processo eleitoral.  Somente este ano, foram mais de 100 edições, um recorde desde quando ele começou a ser realizado em 2011.

Até dezembro, o TRE pretende realizar 165 ações, cobrindo todas as zonas eleitorais do estado. 

 

*Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 23/09/2023 10:40:02. Última edição: 23/09/2023 10:40:02

Tags: TRE Processo Eleitoral Escolas Estudantes

Leia também:

Capes oferece bolsas nas áreas de ontologia e ética indígena

Capes oferece bolsas nas áreas de ontologia e ética indígena

Os interessados devem acessar gov.br/capes, até o dia 31 de outubro. Mais duas chamadas fazem parte do acordo de cooperação entre as duas instituições: agricultura, biodiversidade e bioeconomia, e medicina, saúde global e imunologia. A primeira receberá inscrições entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2024, e a segunda, de 1º de agosto e 31 de outubro de 2025.

INSS lança programa para capacitar beneficiários

INSS lança programa para capacitar beneficiários

Um programa inédito vai beneficiar assistidos pelo programa de reabilitação profissional do INSS no Nordeste, com o objetivo de reinseri-los no mercado de trabalho.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi