Educação

Quase metade dos alunos de SP já sofreu violência na escola

Cerca de 69% dos estudantes e professores da rede de ensino público do estado de São Paulo percebem que violência é média ou alta nas escolas. Entre os familiares de estudantes sobe para 75%. Esta realidade do estado e foi constatada na pesquisa do Instituto Locomotiva junto da Apeoesp, o Sindicato dos Professores de São Paulo.

Cerca de 69% dos estudantes e professores da rede de ensino público do estado de São Paulo percebem que violência é média ou alta nas escolas. Entre os familiares de estudantes, esse índice sobe para 75%. Esta realidade do estado e foi constatada na pesquisa do Instituto Locomotiva junto da Apeoesp, o Sindicato dos Professores de São Paulo.

Para o diretor do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, jovens estudantes estão sendo estimulados a resolver os conflitos pela violência, não pelo diálogo. Ele citou o “Escola sem Partido” como parte de um movimento que estimulou estudantes contra professores.

Quase metade dos alunos - 1,1 milhão - relataram já ter sofrido algum tipo de violência na escola. Um em cada três estudantes relatou sofrer bullying. E 12% dos professores informaram ter sofrido agressões verbais. Essa realidade é diferente entre escolas que ficam no centro e as que estão na periferia. A violência é maior nas escolas da periferia: 39% dos estudantes em escolas de periferia relataram sofrer bullying e 15% dos professores na periferia relataram terem sofrido agressões verbais. 

Diante desses números, o sindicato da categoria cobrou a contratação de mais professores e profissionais do setor da saúde, como psicólogos, para que as escolas tenham as ferramentas necessárias para combater a violência sistêmica. Outro ponto defendido pela presidente da Apeoesp, Izabel Noronha, é a gestão mais democrática das escolas

A pesquisa foi realizada com 3.600 pessoas da comunidade escolar pública no estado de São Paulo, entre 30 de Janeiro e 21 de fevereiro deste ano.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 29/03/2023 14:45:04. Última edição: 29/03/2023 14:45:04

Tags: Violência Nas Escolas Bullying

Leia também:

Apenas 38% dos alunos terminaram licenciatura presencialmente em 2021

Apenas 38% dos alunos terminaram licenciatura presencialmente em 2021

Estudantes de matemática registraram menor média nacional, com 30% de concluintes. Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira.

Apenas 38% dos alunos de licenciatura concluíram curso em 2021

Apenas 38% dos alunos de licenciatura concluíram curso em 2021

Curso de matemática registrou menor média nacional, com 30% de concluintes. Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (28).

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi