Educação

Reajuste de bolsas de pesquisa deve ser anunciado até fim do mês

Lula se reuniu com representantes de mais de 100 entidades de ensino

Com discurso em defesa do financiamento estudantil na graduação e pela autonomia das universidades federais, o presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (19), representantes de mais de cem instituições federais de ensino superior de todo o país.

Reajuste de bolsas de pesquisa deve ser anunciado até fim do mês
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Durante o evento no Palácio do Planalto, o presidente defendeu mais acesso da população às universidades e disse que vai retomar os investimentos no FIES, Fundo de Financiamento Estudantil.

Diante de dezenas de reitores, Lula garantiu que as universidades federais voltarão a ter autonomia e que a escolha para esse cargo, nas instituições, vai ser por votação.

Um dos convidados para o evento era o presidente da ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele destacou que as universidades federais estão a serviço do Brasil.

Também presente no encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, citou desafios para a ampliação e oferta de vagas na graduação e no combate à evasão no ensino superior.

O ministro ainda destacou que o reajuste das bolsas de pesquisa para graduação e pós-graduação, da CAPES e do CNPQ, está em análise e deve ser anunciado até o fim de janeiro.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 19/01/2023 17:40:03. Última edição: 19/01/2023 17:40:03

Tags: Reitores Universidades Bolsas De Pesquisa Capes

Leia também:

Governo atualiza cronograma de aplicação das provas do Encceja

Governo atualiza cronograma de aplicação das provas do Encceja

A etapa regular do Encceja 2023 terá inscrições entre 22 de maio e 2 de junho. A aplicação do exame será em 27 de agosto e dos resultados em 22 de dezembro.

CNM questiona reajuste do piso nacional dos professores

A Confederação Nacional de Municípios orienta prefeituras a ignorar portaria do Ministério da Educação publicada nesta terça-feira. A norma reajustou o piso do magistério em quase 15% em 2023.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi