Educação

Reajuste nas mensalidades escolares pode ser negociado com os pais

Outro ponto que é preciso ficar atento é o de venda casada: as escolas particulares não podem condicionar a compra de materiais e uniformes com outras taxas escolares.

Fim do ano chegando e junto com ele o período de renovação de matrícula nas escolas e do reajuste das mensalidades. Os pais ficam sempre de olho no percentual que vai ser aplicado sobre as taxas escolares. Mas será que existe um valor máximo de reajuste permitido? É possível negociar esse aumento? Quem os pais devem procurar se considerarem o percentual é abusivo?

A presidente do Sinepe - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no DF, Ana Elisa Dumont, explicou que não existe um percentual máximo que as escolas devem aplicar de reajuste determinado pela legislação. O que está em vigor é a Lei de Mensalidades que determina que as escolas devem apresentar aos pais uma planilha de custos que justifique o aumento nas taxas. E esse valor pode variar de acordo com a proposta pedagógica da instituição, com melhorias na estrutura física e com carga horária. Ana Elisa destacou que é impossível determinar um valor padrão de reajuste já que cada escola oferece serviços diferentes.

Mas o fato de não existir um teto para o aumento das mensalidades escolares não quer dizer que os pais não possam negociar esses valores. Alexandre Veloso, presidente da Aspa - Associação de Pais e Alunos de Instituições Particulares de Ensino do DF, explicou que os pais podem e devem pedir que as escolas apresentem as planilhas de custo que justifiquem o reajuste nas mensalidades.

Além disso, é possível abrir uma negociação de descontos em cima dos novos valores, apesar das instituições não serem obrigadas, por lei, a concederem esse abatimento. 

Alexandre sugere que os pais se reúnam em grupos para visitar a direção das escolas e tentar sensibilizá-los com relação, inclusive, à situação econômica do país nesse cenário de pós-pandemia.

Outro ponto que é preciso ficar atento é o de venda casada: as escolas não podem condicionar a compra de materiais e uniformes com outras taxas escolares. Alexandre destacou ainda que é importante que os pais leiam o contrato de prestação de serviços; e fiquem atentos a itens como juros para atrasos de mensalidade e multas rescisórias.

Qualquer dúvida, as famílias podem procurar o Procon ou Ministério Público de Proteção à Educação de seus estados.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 23/09/2022 16:00:15. Última edição: 23/09/2022 16:00:15

Tags: Matrícula Escolar Reajuste Mensalidade Escolar

Leia também:

Fies: prazo de convocação de lista de espera termina hoje (22)

Este ano, o Fies oferece cerca de 110 mil vagas para financiamento, sendo que as vagas não ocupadas no primeiro semestre são ofertadas novamente agora no processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Programa Futuras Cientistas oferta 470 vagas para bolsistas

Estão abertas as inscrições para o programa Futuras Cientistas. Vão ser ofertadas 470 vagas para alunas do segundo ano do ensino médio e para professoras da rede pública.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi