Undime vê como positivo aumento de matrículas na educação infantil
O Censo Escolar de 2022 mostra que as matrículas em creches cresceram no ano passado. Em comparação com o ano anterior, aumento foi de 8,9% na rede pública e 29,9% na rede privada.
Divulgação das notas foi antecipada pelo MEC
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na internet, na Página do Participante. Previstas inicialmente para serem divulgadas na próxima segunda-feira (13), as notas foram antecipadas, informou o Ministério da Educação (MEC).
© Arte EBC
“A partir desta terça-feira (9), os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, diz mensagem do MEC nas redes sociais.
Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.
O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies. Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 09/02/2023 07:10:11. Última edição: 09/02/2023 07:10:11
Tags: Enem 2022 Educação Resultado Inep MEC
O Censo Escolar de 2022 mostra que as matrículas em creches cresceram no ano passado. Em comparação com o ano anterior, aumento foi de 8,9% na rede pública e 29,9% na rede privada.
Além do atraso, os bolsistas se queixam da falta de reajuste no valor das bolsas. Mas o governo diz que um aumento dos valores está entre as preocupações de gestão.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".