Educação

Rio lança aplicativo Rede Escola para atender emergências

Ferramenta para celular já está disponível para Android e iOS

Foi lançado nesta segunda-feira (3) o aplicativo Rede Escola, ferramenta desenvolvida pela Polícia Militar (PM) para agilizar o acionamento de viaturas em caso de ocorrências nas escolas. Destinado a tornar mais rápido o acionamento de viaturas da PM para atender situações de emergência em estabelecimentos de ensino, o aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Por meio da nova tecnologia aplicada à área de segurança pública, profissionais das redes pública e privada de educação poderão acionar a polícia por meio de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

“São 4.400 profissionais da rede particular e pública do estado treinados pela Polícia Militar para situações de emergência. O Rede Escola é o único aplicativo que reúne todas as unidades escolares estaduais, municipais e privadas do Rio de Janeiro. Somente no estado do Rio temos um equipamento capaz de atender a todas as redes”, disse, em nota, a secretária de Educação, Roberta Barreto.

Assim que o botão for acionado, a solicitação cairá diretamente na mesa do operador da Central 190 responsável pelo despacho de viaturas, sem necessidade de ligação telefônica. Por meio do aplicativo, o operador recebe o pedido de socorro em tempo real e aciona a viatura mais próxima da escola.

“O novo aplicativo agiliza o acionamento de viaturas da Polícia Militar para atender situações de emergência nos estabelecimentos de ensino. Além da agilidade e qualidade de informação, o Rede Escola vai evitar os trotes, que infelizmente ainda ocorrem nas ligações telefônicas”, afirmou, em nota, o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique.

O aplicativo pode ser baixado por alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Franco - 03/07/2023 16:55:32. Última edição: 03/07/2023 16:55:32

Tags: Rio De Janeiro Polícia Militar Situações De Emergência Aplicativo Rede Escola

Leia também:

Projetos de 32 jovens cientistas receberão aporte de R$ 22 milhões

"Nosso modelo de financiamento permite o fracasso. Falar explicitamente que a gente está ok em financiar projetos que sejam superarriscados e tudo bem se eles não derem certo", explica diretora.

Inscrições para lista de espera do Sisu terminam nesta terça-feira (4)

Inscrições para lista de espera do Sisu terminam nesta terça-feira (4)

A inscrição é gratuita e feita pela internet através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O endereço é acessounico.mec.gov.br.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi