Educação

RJ vai assegurar piso nacional para professor da rede estadual

O decreto beneficia todas as carreiras do magistério que hoje recebem menos do que o valor estipulado por lei. A categoria está em greve desde o dia 17 de maio, depois de rejeitar a proposta que agora vai ser regulamentada.

O governo do estado do Rio de Janeiro informou, nesta quarta-feira (24), que vai publicar em Diário Oficial, ainda esta semana, um decreto que assegura o piso salarial nacional para o professor da rede estadual de ensino.

RJ vai assegurar piso nacional para professor da rede estadual
© Fernando Frazão/ Agência Brasil

Segundo o governo, o decreto beneficia todas as carreiras do magistério que hoje recebem menos do que o valor estipulado por lei.

A categoria está em greve desde o dia 17 de maio, depois de rejeitar a proposta que agora vai ser regulamentada.

Em nota, o governo pediu o encerramento da greve, se comprometendo a manter diálogo com a categoria para estudos e novas possibilidades de ajustes salariais. Ainda de acordo com o governo fluminense, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou o entendimento de que o piso nacional não está vinculado à questão do plano de cargos e salários.

Em nota, o Sepe, Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, repudiou a decisão do governo de implementar o projeto de pagamento de piso apenas aos professores que recebem menos que o piso nacional do Magistério e ignorar os funcionários administrativos. A categoria reivindica ainda o pagamento do piso, com o cumprimento do plano de carreira.

De acordo com o Sindicato, o Tribunal de Justiça não se manifestou sobre o mérito do recurso e, sim, determinou que é preciso aguardar o desfecho final dos debates travados no STF. E ainda que a decisão não impede que o governo do implemente, desde já, corretamente o piso nacional.

O Sindicato alega que o correto é o piso ser implementado a partir do vencimento inicial da carreira e ser adequado proporcionalmente aos demais níveis, cumprindo o que manda o atual Plano de Carreira da categoria.

A próxima assembleia, que vai decidir os rumos do movimento, está marcada para o dia 1º de junho.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 24/05/2023 21:45:04. Última edição: 24/05/2023 21:45:04

Tags: Professores Piso Salarial Rede Estadual De Ensino Greve

Leia também:

Escritores do Pará e de Pernambuco ganham Prêmio SESC de 2023

Escritores do Pará e de Pernambuco ganham Prêmio SESC de 2023

Lançamento oficial dos dois livros será feito em novembro deste ano, com publicação pela editora Record, parceira do Sesc no projeto. Tiragem será de 2,5 mil exemplares.

Capes lança programa de apoio a eventos de capacitação de professores

Capes lança programa de apoio a eventos de capacitação de professores

Edital apoia encontros presenciais ou semipresenciais a serem realizados no país entre 1º de outubro de 2023 e 30 de junho de 2024. No total, será liberado R$ 1 milhão.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi