Educação

Seca do rio Negro antecipa fim de ano letivo em escolas ribeirinhas

Segundo a prefeitura de Manaus, a previsão era que o ano letivo terminasse no próximo dia 17 de outubro. Com o rio praticamente sem água, professores e alunos têm dificuldade em chegar até as escolas, com o transporte hidroviário também sem operar.

Por causa da seca no rio Negro, a prefeitura de Manaus antecipou para esta quarta-feira (4) o fim do ano letivo em pelo menos 48 escolas de 55 comunidades ribeirinhas da região.  

Seca do rio Negro antecipa fim de ano letivo em escolas ribeirinhas

Segundo a prefeitura, a previsão era que o ano letivo terminasse no próximo dia 17 de outubro. Com o rio praticamente sem água, professores e alunos têm dificuldade em chegar até as escolas, com o transporte hidroviário também sem operar. O ano letivo das escolas das comunidades ribeirinhas é baseado na cheia e vazante dos rios. Assim, as aulas começam em janeiro e vão até outubro. Este calendário diferenciado está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que assegura 200 dias letivos e 800 horas/aula para os alunos matriculados nestas unidades de ensino.  

Ainda, segundo a prefeitura, nas escolas que têm o rio Amazonas como meio de chegada para alunos e professores, haverá um calendário especial, com aulas remotas. No caso destas escolas, a cada 15 dias, uma equipe pedagógica vai avaliar a possibilidade do retorno das atividades presenciais. 

Como a estiagem atual fez o governo do Amazonas decretar situação de emergência em pelo menos 55 municípios do estado, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início ao programa Merenda em Casa para atender os alunos impactados pela seca severa, inclusive estes que estão em aulas remotas ou que já encerraram o período letivo.   

A previsão da secretaria é finalizar, nas próximas duas semanas, a entrega dos kits alimentares do programa, compostos por 12 itens, para os mais de dois mil alunos afetados até o momento, que residem em 120 comunidades rurais de 12 municípios do interior.  

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula Castro - 04/10/2023 14:15:02. Última edição: 04/10/2023 14:15:02

Tags: Seca Manaus Ano Letivo Escolas Ribeirinhas

Leia também:

Governo anuncia 1.719 municípios aptos a receber 95 cursos de medicina

Governo anuncia 1.719 municípios aptos a receber 95 cursos de medicina

Edital foi lançado pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde). Meta é aumentar de 2,54 para 3,3 a média de médicos por mil habitantes.

Governo pública edital para abertura de novos cursos de medicina

Governo pública edital para abertura de novos cursos de medicina

O edital prevê abertura de 5.700 novas vagas de cursos privados de medicina. As instituições particulares vão poder apresentar duas propostas de novos cursos e uma por unidade da federação.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi