O 4º Seminário Mentalidades Matemáticas será de 20 a 22 de setembro, com presença de gestores e professores de 10 secretarias municipais de Educação, entre elas Rio de Janeiro, Itu, em São Paulo e
Como tornar a matemática acessível e criativa para as salas de aula? Essa e outras questões serão tema de um encontro que vai debater meios de tornar o ensino da disciplina mais atraente. A matéria, que desenvolve o pensamento crítico e sistêmico, é fundamental para compreender as novas tecnologias e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
O 4º Seminário Mentalidades Matemáticas será de 20 a 22 de setembro, com presença de gestores e professores de 10 secretarias municipais de Educação, entre elas Rio de Janeiro, Itu, em São Paulo e Altamira, no Pará.
O seminário propõe novas maneiras de pensar, aprender e ensinar a disciplina. Baseada em estudos da neurociência, a abordagem derruba mitos, como o de que “a matemática é para gênios”, e mostra que o erro faz parte do processo de aprendizagem e deve ser valorizado.
O encontro vai reunir nomes como Jo Boaler, professora de Matemática da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas; Nina da Hora, cientista da computação e influenciadora; e o matemático Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Ele fala sobre os desafios no ensino da matéria.
A programação terá atividades práticas. Ao fim do encontro, as secretarias de Educação deverão firmar uma agenda de compromissos para transformar o ensino da matéria. O projeto conta com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e do Itaú Social, que desenvolve programas comprometidos com a melhoria da educação pública. O evento é on-line e aberto a todos. Para participar, basta se inscrever no site 4seminario.mentalidadesmatematicas.org.br/inicio. As inscrições são gratuitas.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 19/09/2022 14:07:04. Última edição: 19/09/2022 14:07:04