Educação

Seminário discute meios de tornar ensino de matemática mais atraente

O 4º Seminário Mentalidades Matemáticas será de 20 a 22 de setembro, com presença de gestores e professores de 10 secretarias municipais de Educação, entre elas Rio de Janeiro, Itu, em São Paulo e

Como tornar a matemática acessível e criativa para as salas de aula? Essa e outras questões serão tema de um encontro que vai debater meios de tornar o ensino da disciplina mais atraente. A matéria, que desenvolve o pensamento crítico e sistêmico, é fundamental para compreender as novas tecnologias e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O 4º Seminário Mentalidades Matemáticas será de 20 a 22 de setembro, com presença de gestores e professores de 10 secretarias municipais de Educação, entre elas Rio de Janeiro, Itu, em São Paulo e Altamira, no Pará. 

O seminário propõe novas maneiras de pensar, aprender e ensinar a disciplina. Baseada em estudos da neurociência, a abordagem derruba mitos, como o de que “a matemática é para gênios”, e mostra que o erro faz parte do processo de aprendizagem e deve ser valorizado.

O encontro vai reunir nomes como Jo Boaler, professora de Matemática da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas; Nina da Hora, cientista da computação e influenciadora; e o matemático Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Ele fala sobre os desafios no ensino da matéria.

A programação terá atividades práticas. Ao fim do encontro, as secretarias de Educação deverão firmar uma agenda de compromissos para transformar o ensino da matéria. O projeto conta com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e do Itaú Social, que desenvolve programas comprometidos com a melhoria da educação pública. O evento é on-line e aberto a todos. Para participar, basta se inscrever no site 4seminario.mentalidadesmatematicas.org.br/inicio. As inscrições são gratuitas.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 19/09/2022 14:07:04. Última edição: 19/09/2022 14:07:04

Tags: Matemática

Leia também:

Virada Educação ocupa São Paulo até este sábado (17)

O objetivo é a integração dos estudantes e professores com instituições culturais para uma maior interação com as áreas fora da escola e, assim, fazer com que o processo de ensino e aprendizagem seja

Número de estudantes com níveis baixos em leitura dobra na pandemia

De 2019 para 2021, subiu de 15 para 34% o número de crianças no segundo ano do ensino fundamental, nos três menores níveis de aprendizado em Língua Portuguesa.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi