Estudantes em greve na USP ocupam prédio da administração
Uma das reivindicações dos grevistas é a recomposição do quadro de professores. Paralisação completou cinco semanas e, a partir da sexta, os estudantes não terão mais como repor as aulas.
Relacionadas
O Senado lançou o Prêmio Trânsito Seguro - Gesto Redobrado para o Futuro para as melhores iniciativas criadas por educadores, escolas ou instituições de ensino para promover a educação para o trânsito. As regras estão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).
© Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
O prêmio vai selecionar três ações educativas sobre trânsito, a cada ano, a partir das indicações de iniciativas nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, ou das instituições de ensino superior, públicas ou privadas. Poderão ser indicados e indicar tanto as instituições, quanto os profissionais que atuam nelas, ou parlamentares.
Para inscrever a iniciativa no prêmio, é necessário apresentar à Mesa do Senado Federal, até o dia 1º de agosto de cada ano, uma justificativa de indicação, o currículo do indicado, ou do responsável pela instituição indicada, e a documentação que comprove a ação, como fotos, matérias jornalísticas e outras publicações.
Como prêmio será entregue aos três selecionados um Diploma do Mérito Prêmio Trânsito Seguro - Gesto Redobrado para o Futuro, em sessão especial do Senado, a cada dia 25 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito.
A escolha dos premiados será feita por um conselho, também criado pela Casa, com a participação de um representante de cada partido político com assento no Senado. O grupo será responsável por estabelecer os critérios do concurso, elaborar e divulgar as regras de inscrição, fazer a escolha dos premiados e encaminhar à Mesa, até o dia 1º de setembro, o nome dos escolhidos para divulgação no Plenário e pelos veículos de comunicação da Casa.
Os integrantes do conselho escolherão um presidente, com mandato de 1 ano, com direito à recondução. O prêmio será financiado com o orçamento do Senado e os participantes não serão remunerados para tal atividade.
Por Fabíola Siminbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 27/10/2023 14:45:09. Última edição: 27/10/2023 14:45:09
Uma das reivindicações dos grevistas é a recomposição do quadro de professores. Paralisação completou cinco semanas e, a partir da sexta, os estudantes não terão mais como repor as aulas.
O Enem 2023 começa semana que vem e será aplicado para quase 4 milhões de inscritos em todo o país. O Inep aprovou em torno de 38 mil solicitações de atendimento especializado e mais de 70 mil de acessibilidade.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".