MEC encerra nesta quinta-feira prazo da lista de espera do Prouni
Lista dos participantes selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (10) e ficará disponível para consulta até o dia 19 de abril no ambiente do programa.
Prova estava prevista para ser realizada com base nas novas diretrizes, e há dúvidas entre estudantes, professores e escolas que já estão seguindo a reforma e se preparando para o exame nacional.
A suspensão do novo Ensino Médio pode impactar o Enem de 2024, que estava previsto para ser realizado com base nas novas diretrizes. Isso gerou muitas dúvidas entre estudantes, professores e escolas que já estão seguindo a reforma e se preparando para o exame nacional.
A implementação da reforma começou em 2022 e seguiria até o ano que vem. O modelo definiu que parte da formação seria comum a todos os estudantes e a outra seria escolhida por cada um.
Para o professor Adriano Sousa, da Uneafro Brasil, movimento de educação popular, os alunos vão precisar de reforço em matérias que ficaram em segundo plano.
"Infelizmente, muitos alunos vão acabar ficando com defasagem. O que acontece: as matérias da Base Nacional Comum (Curricular), que é a BNCC, são matérias obrigatórias para todo o país, em todos os sistemas. E a carga horária delas vai diminuindo até o terceiro ano".
Na opinião do professor, para garantir que as provas do ano que vem não prejudiquem os alunos, é possível pensar em dar mais peso para alguns temas e fazer a integração dos conteúdos.
"Saberes vinculados à realidade da juventude. Acho que questões de gênero, de raça, classe, o mundo do trabalho, da tecnologia, que já estão presentes na comunicação e no vocabulário dos estudantes. Eu acho que o máximo de integração com as matérias tradicionais seria de grande valia".
Segundo nota do MEC, a portaria que suspende a implementação do novo Ensino Médio por 60 dias já foi assinada pelo ministro Camilo Santana e deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 05/04/2023 16:35:02. Última edição: 05/04/2023 16:35:02
Tags: Enem 2024 Novo Ensino Médio
Lista dos participantes selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (10) e ficará disponível para consulta até o dia 19 de abril no ambiente do programa.
Dados foram divulgados pelo Inep. Erros identificados no Sistema Educacenso devem ser corrigidos por gestores de instituições de ensino até 18 de abril.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".