Educação

Todas as escolas públicas devem receber Internet até 2026

O governo federal pretende levar Internet em todas as escolas públicas da educação básica até 2026. A universalização da Internet de alta velocidade, nas 138 mil escolas públicas, está prevista na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, medida que foi instituída por decreto assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

O governo federal pretende levar Internet em todas as escolas públicas da educação básica até 2026.

Todas as escolas públicas devem receber Internet até 2026

A universalização da Internet de alta velocidade, nas 138 mil escolas públicas, está prevista na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, medida que foi instituída por decreto assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Durante o evento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que a medida inclui acesso à internet de alta velocidade e infraestrutura, como energia elétrica.

Juscelino Filho explicou ainda que as unidades básicas de saúde que se encontram próximas de escolas públicas também serão conectadas à internet com velocidade.

Roseli de Deus Lopes, representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, colegiado composto por membros da sociedade civil, citou os desafios da estratégia ante a realidade nacional.

Segundo o Ministério das Comunicações, atualmente, oito mil escolas do país têm conexão adequada de internet; outras 119 mil, contam com conectividade, mas com acesso insuficiente.

O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou alguns pontos da estratégia, como a oferta de recursos educacionais e o desenvolvimento de competências digitais.

Até 2026, serão investidos 8 bilhões e 800 milhões de reais em ações relacionadas às Escolas Conectadas. Desses, 6,5 bilhões são do Novo PAC e os demais recursos de fontes como o Leilão do 5G, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e Programa de Inovação Educação Conectada.

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 26/09/2023 20:00:02. Última edição: 26/09/2023 20:00:02

Tags: Internet Banda Larga Escolas Públicas

Leia também:

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026

O presidente Lula disse hoje, em Brasília, que, "até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário” nas escolas.

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet

Uso excessivo de jogos, cyberbullying, discriminação, disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento e assédio na internet são algumas das situações vivenciadas.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi