Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026
O presidente Lula disse hoje, em Brasília, que, "até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário” nas escolas.
O governo federal pretende levar Internet em todas as escolas públicas da educação básica até 2026. A universalização da Internet de alta velocidade, nas 138 mil escolas públicas, está prevista na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, medida que foi instituída por decreto assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
O governo federal pretende levar Internet em todas as escolas públicas da educação básica até 2026.
A universalização da Internet de alta velocidade, nas 138 mil escolas públicas, está prevista na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, medida que foi instituída por decreto assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Durante o evento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que a medida inclui acesso à internet de alta velocidade e infraestrutura, como energia elétrica.
Juscelino Filho explicou ainda que as unidades básicas de saúde que se encontram próximas de escolas públicas também serão conectadas à internet com velocidade.
Roseli de Deus Lopes, representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, colegiado composto por membros da sociedade civil, citou os desafios da estratégia ante a realidade nacional.
Segundo o Ministério das Comunicações, atualmente, oito mil escolas do país têm conexão adequada de internet; outras 119 mil, contam com conectividade, mas com acesso insuficiente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou alguns pontos da estratégia, como a oferta de recursos educacionais e o desenvolvimento de competências digitais.
Até 2026, serão investidos 8 bilhões e 800 milhões de reais em ações relacionadas às Escolas Conectadas. Desses, 6,5 bilhões são do Novo PAC e os demais recursos de fontes como o Leilão do 5G, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e Programa de Inovação Educação Conectada.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 26/09/2023 20:00:02. Última edição: 26/09/2023 20:00:02
Tags: Internet Banda Larga Escolas Públicas
O presidente Lula disse hoje, em Brasília, que, "até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário” nas escolas.
Uso excessivo de jogos, cyberbullying, discriminação, disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento e assédio na internet são algumas das situações vivenciadas.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".