MEC divulga resultado da lista de espera do Fies 2023
Resultado está no Portal Único do MEC. Eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.
O programa, chamado Projeto Cecília, é gratuito e as atividades são realizadas ao longo de duas semanas. Podem se inscrever escolas públicas de todo o Brasil até esta quarta, dia 19 de julho.
A USP, Universidade de São Paulo, está oferecendo um curso online com conceitos básicos de geofisica, astronomia e meteorologia para estudantes da rede pública.
Com o nome “Projeto Cecilia” para homenagear a astrofísica Cecilia Helena Payne-Gaposchkin, o programa é gratuito e as atividades são realizadas ao longo de duas semanas. Podem se inscrever escolas públicas de todo o Brasil até esta quarta-feira, dia 19 de julho.
As escolas vão ser selecionadas através de um sorteio, e deverão organizar turmas de 20 a 40 estudantes. Cada turma será acompanhada por 2 professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que irão organizar as atividades.
As turmas vão realizar experimentos simples e desafios diários, utilizando recursos disponíveis em suas casas. Ao final, os estudantes que completarem todas as tarefas propostas vão receber um certificado de “Cientista Aprendiz".
O projeto Cecilia existe desde 2019 como uma forma de levar a divulgação científica sobre ciências da terra e do universo para estudantes da rede pública. Com a pandemia, o projeto também passou a ter turmas online de forma semestral.
As escolas interessadas podem se inscrever no endereço sites.usp.br/projetocecilia
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 18/07/2023 18:10:03. Última edição: 18/07/2023 18:10:03
Tags: USP Curso Geofísica Astronomia
Resultado está no Portal Único do MEC. Eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.
"Muitos têm deixado a universidade para trabalhar para garantir o sustento da família", diz a oficial de projetos da Oxfam Brasil, Bárbara Barboza, mediadora de roda de conversa sobre o tema no Rio.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".