Bloqueio de recursos de universidades e institutos federais é suspenso
Os recursos estavam congelados desde segunda-feira, quando diversas instituições de ensino receberam comunicados congelando o orçamento até o fim do ano.
A instituição é a única pública do país que não aderiu ao Enem
Quase 50 mil estudantes fazem neste domingo, 4 de dezembro, o vestibular para o ingresso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
São cerca de 40 locais de prova em todo o estado e os portões abrem antes das 8 horas. O exame será das 9 horas às 14 horas.
A universidade é a única instituição pública do país que não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mantendo um sistema de seleção próprio. Assim como no vestibular 2022, a Uerj fará apenas uma prova com 60 questões objetivas e um tema de redação, em uma única aplicação.
O diretor de Seleção Acadêmica da Uerj, Gustavo Krause, explicou que nesse formato, a organização das questões também sofreu mudanças. Serão 7 questões de cada disciplina – Língua Portuguesa, Língua estrangeira, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia – e 4 questões interdisciplinares.
Os candidatos devem apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição impresso e caneta de tinta azul, ou preta, em material transparente.
A Uerj oferece 6.256 vagas em 75 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro / Edição: João Cláudio Silveira/ Fabíola Sinimbú - 04/12/2022 07:41:34. Última edição: 04/12/2022 07:41:34
Tags: Uerj
Os recursos estavam congelados desde segunda-feira, quando diversas instituições de ensino receberam comunicados congelando o orçamento até o fim do ano.
O Enade é parte do Sinaes, um sistema que avalia as instituições e os cursos de graduação brasileiros e que permite conhecer a qualidade do ensino superior no país.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".