Esportes

Brasileiros disputam Mundial de halterofilismo mirando vagas em Paris

Campeã paralímpica Mariana D’Andrea é um dos destaques do Brasil

Buscando somar pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em Paris (França), a seleção brasileira disputa o Mundial de halterofilismo paralímpico, entre os dias 22 e 30 de agosto em Dubai (Emirados Árabes). Na competição, que contará com a participação de 495 atletas de 78 países, o Brasil será representado por 23 atletas.

Brasileiros disputam Mundial de halterofilismo mirando vagas em Paris
© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

O ranking de classificação para os Jogos de Paris, que considera uma série de campeonatos internacionais disputados entre março de 2022 e junho de 2024, oferecerá oito vagas por categoria para a disputa do megaevento paralímpico do ano que vem.

A atleta brasileira com a melhor colocação no ranking mundial é Mariana D’Andrea, que conquistou o título paralímpico dos Jogos de Tóquio 2020 e que aparece na segunda posição do ranking da categoria até 73 quilos, pela qual competiu até o final de 2022 e foi vice-campeã mundial em 2021, em Tbilisi (Geórgia).

Mariana ainda não possui marca internacional em sua nova categoria, até 79 quilos, pela qual disputará o Mundial. Mas suas marcas recentes em disputas nacionais, que não deram posição no ranking, por não contarem com arbitragem internacional, a colocariam na primeira colocação caso fossem realizadas em disputas válidas internacionalmente. Mariana levantou 150 quilos na Segunda Fase Nacional do Circuito de halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico. O ranking de Paris é liderado pela nigeriana Bose Homolayo (com a marca de 145 quilos alcançada em outubro de 2022).

“Minha meta é ficar entre as três do mundo nessa categoria até 79 quilos. Assim fico com vaga garantida para os Jogos Paralímpicos de Paris nas duas categorias [até 73 quilos e até 79 quilos], podendo escolher em qual teria mais chance de brigar pelo ouro no ano que vem. Eu me sinto muito preparada para essa competição, fisicamente e mentalmente”, declarou a atleta à Confederação Paralímpica Brasileira (CPB).

Os atletas que representarão o Brasil no Mundial de halterofilismo paralímpico se reunirão na próxima quinta-feira (17) no CT Paralímpico, em São Paulo. A delegação embarca para Dubai na madrugada de sexta-feira (18).

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Lisboa - 15/08/2023 20:10:08. Última edição: 15/08/2023 20:10:08

Tags: Esportes Halterofilismo Paralímpico Paradesporto Paris 2024 Jogos Paralímpicos CPB Mundial De Halterofislimo Paralímpico

Leia também:

CBF divulga datas e horários das semifinais do Brasileiro feminino

CBF divulga datas e horários das semifinais do Brasileiro feminino

São Paulo, Santos, Ferroviária e Corinthians começarão a disputar uma vaga na grande decisão a partir das 10h30 (horário de Brasília) do dia 27 de agosto.

Confira resultados dos jogos de futebol dessa segunda-feira

Confira resultados dos jogos de futebol dessa segunda-feira

Na Série A do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, no Allianz Parque. No interior paulista, o Bragantino empatou com Vasco da Gama em 1 a 1.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi