Brasil garante prata na Copa do Mundo de remo paralímpico
A medalha foi conquistada por Diana Barcelos e Valdeni Junior (foto) na dupla mista PR3 (disputada por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços).
Atleta alcança feito histórico no Centro de Treinamento Paralímpico
O bicampeão paralímpico Claudiney Batista alcançou um feito histórico no último domingo (18), pois quebrou o recorde mundial da prova de lançamento de disco da classe F56 (atletas que competem sentados) durante a disputa do Desafio CPB/CBAt, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento foi o último teste dos atletas brasileiros antes do Mundial de Paris, que será disputado entre os dias 7 e 18 de julho.
© Marcello Zambrana/CPB/Direitos Reservados
No evento realizado em São Paulo, Claudiney alcançou a marca de 47,37 metros, acima do recorde anterior, de 46,68 metros, obtida pelo próprio brasileiro há cinco anos. Porém, o ranking de 2022 do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) mostra que, em agosto, o atleta indiano Yogesh Kathuniya lançou o disco a 48,34 metros. Porém, essa distância não foi oficializada pela entidade.
Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o atleta falou da emoção de ter batido o recorde mundial: “Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto”. Além disso, o atleta projetou sua participação no Mundial em Paris: “Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”.
Claudiney Batista é um dos grandes nomes do atletismo paralímpico. O mineiro tem dois ouros paralímpicos no lançamento de disco, conquistadas nos Jogos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), além de uma prata no lançamento de dardo, em Londres (2012).
Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Lisboa - 19/06/2023 19:25:23. Última edição: 19/06/2023 19:25:23
Tags: Esportes Atletismo Lançamento De Disco Recorde Mundial Claudiney Batista CPB Campeão Paralímpico
A medalha foi conquistada por Diana Barcelos e Valdeni Junior (foto) na dupla mista PR3 (disputada por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços).
Grupo de atletas que atuam na Europa se apresentou nesta segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis. A convocação final para o Mundial será realizada em 27 de junho.
Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).
A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.