Esportes

Claudiney Batista quebra recorde mundial no lançamento de disco

Atleta alcança feito histórico no Centro de Treinamento Paralímpico

O bicampeão paralímpico Claudiney Batista alcançou um feito histórico no último domingo (18), pois quebrou o recorde mundial da prova de lançamento de disco da classe F56 (atletas que competem sentados) durante a disputa do Desafio CPB/CBAt, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento foi o último teste dos atletas brasileiros antes do Mundial de Paris, que será disputado entre os dias 7 e 18 de julho.

Claudiney Batista quebra recorde mundial no lançamento de disco
© Marcello Zambrana/CPB/Direitos Reservados

No evento realizado em São Paulo, Claudiney alcançou a marca de 47,37 metros, acima do recorde anterior, de 46,68 metros, obtida pelo próprio brasileiro há cinco anos. Porém, o ranking de 2022 do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) mostra que, em agosto, o atleta indiano Yogesh Kathuniya lançou o disco a 48,34 metros. Porém, essa distância não foi oficializada pela entidade.

Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o atleta falou da emoção de ter batido o recorde mundial: “Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto”. Além disso, o atleta projetou sua participação no Mundial em Paris: “Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”.

Claudiney Batista é um dos grandes nomes do atletismo paralímpico. O mineiro tem dois ouros paralímpicos no lançamento de disco, conquistadas nos Jogos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), além de uma prata no lançamento de dardo, em Londres (2012).

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Lisboa - 19/06/2023 19:25:23. Última edição: 19/06/2023 19:25:23

Tags: Esportes Atletismo Lançamento De Disco Recorde Mundial Claudiney Batista CPB Campeão Paralímpico

Leia também:

Brasil garante prata na Copa do Mundo de remo paralímpico

Brasil garante prata na Copa do Mundo de remo paralímpico

A medalha foi conquistada por Diana Barcelos e Valdeni Junior (foto) na dupla mista PR3 (disputada por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços).

Seleção inicia último período de treinos antes da convocação para Copa

Seleção inicia último período de treinos antes da convocação para Copa

Grupo de atletas que atuam na Europa se apresentou nesta segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis. A convocação final para o Mundial será realizada em 27 de junho.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi