Judô paralímpico estreia no Grand Prix de Almada com cinco pódios
Elielton Oliveira foi o destaque, com a medalha de ouro na categoria até 60 kg da classe J1 (cego total). Delegação brasileira ainda obteve uma prata e três bronzes.
Parasurfe e paraescalada ainda podem ser incluídas no evento de 2028
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) confirmou, nesta segunda-feira (30), que as 22 modalidades integrantes das Paralimpíadas de Tóquio (Japão) e Paris (França) também estarão nos Jogos de 2028, em Los Angeles (Estados Unidos). A entidade, porém, sublinhou que o programa ainda pode ganhar a inclusão do parasurfe ou da paraescalada, conforme indicação do Comitê Organizador do evento.
© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados
Ao todo, 33 esportes se candidataram para integrar o programa de 2028 - um recorde. As modalidades já asseguradas são: parabadminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, paracanoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, parataekwondo, triatlo, rugby em cadeira de rodas e ciclismo. Segundo o IPC, a eventual entrada do parasurfe ou da paraescalada será avaliada pelo Conselho de Administração do órgão e a decisão será anunciada até o fim deste ano.
Ver essa foto no Instagram“Os esportes selecionados para os Jogos de Los Angeles proporcionam um programa competitivo e atrativo, que demonstrará a diversidade do movimento paralímpico”, declarou o presidente do IPC, Andrew Parsons, em comunicado oficial.
“A Paralimpíada de 2028 será um momento incrível para a elite dos esportes adaptados, tendo como plano de fundo uma das cidades de maior diversidade e inclusão do planeta. Nossa intenção sempre foi a de integrar a energia criativa de Los Angeles na tradição esportiva e trazer novos fãs aos movimentos olímpico e paralímpico. À medida que exploramos o potencial de novos esportes, vamos considerar a melhor forma de elevar a experiência dos atletas e dos fãs e contribuir para o sucesso do evento”, completou o porta-voz do Comitê Organizador, Casey Wasserman.
Além do parasurfe e da paraescalada, as outras nove modalidades candidatas foram: luta de braço, futebol de paralisados cerebrais (PC), golfe, caratê, dança, futebol em cadeira de rodas (power soccer), vela, handebol em cadeira de rodas e vôlei sentado de praia. A Paralimpíada de Los Angeles será realizada entre 15 e 27 de agosto de 2028.
Agência Brasil / Por Lincoln Chaves de Oliveira - Repórter da Rádio Nacional e da TV Brasil - São Paulo / Edição: Fábio Lisboa - 30/01/2023 18:25:10. Última edição: 30/01/2023 18:25:10
Tags: Esportes Paradesporto Comitê Paralímpico Internacional Paralimpíadas De Tóquio Paralimpíadas De Paris Paralimpíadas De Los Angeles
Elielton Oliveira foi o destaque, com a medalha de ouro na categoria até 60 kg da classe J1 (cego total). Delegação brasileira ainda obteve uma prata e três bronzes.
A nadadora se manteve na frente nas três baterias, vencendo a competição. Em segundo lugar, ficou a italiana Rachele Bruni e a terceira colocação foi da brasileira Viviane Jungblut.
Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).
A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.