Esportes

Especialistas alerta os riscos para "atletas de verão"

Época de verão. Para alguns surge aquela preocupação com o próprio corpo, que, muitas vezes, não ocorre durante o resto do ano.

Época de verão. Para alguns surge aquela preocupação com o próprio corpo, que, muitas vezes, não ocorre durante o resto do ano. Por isso é um período em que alguns decidem começar a praticar exercícios físicos, como o beach tennis, frescoball, ciclismo e corrida. Mas é aí que está o perigo para os chamados "atletas de verão".

De acordo com a educadora física Carla Arnoni, essa prática aumenta a chance de sentir dor ou mesmo se machucar praticando esportes desafiadores e, muitas vezes diferentes do que estão acostumados; e alerta que o risco de problemas vai desde uma lesão ortopédica a complicações no coração. Segundo ela, isso não está relacionado ao tipo de esporte, mas sim a preparação para ele, como os alongamentos pós-treino, por exemplo.

Segundo a educadora, uma demanda física mais intensa para o corpo afeta toda a rotina, desde a necessidade de uma dieta diferenciada até o regime de sono.

Para os chamados "atletas de verão" que se preocupam com a questão estética, é possível ver mudanças no corpo em um período curto de exercícios, mas eles não são necessariamente consistentes. O que é diferente para quem pratica o ano todo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para combater riscos do sedentarismo, a recomendação é a prática de até 300 minutos de atividade física semanal, o que podem incluir até mesmo a caminhada diária para o trabalho. O jeito é não ser apenas atleta de "verão", mas aproveitar a iniciativa para continuar se cuidando o resto do ano todo.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes - GT Passos - 15/01/2023 10:35:03. Última edição: 15/01/2023 10:35:03

Tags: Atleta De Verão Especialistas Esporte

Leia também:

Fifa pune México por gritos homofóbicos durante jogos da Copa do Mundo

A Fifa vai punir a equipe masculina de futebol do México pelos gritos ofensivos de torcedores durante a Copa do Mundo. O valor da multa é de 100 mil francos suíços, o equivalente a R$ 550 mil. As ofensas ocorreram em duas partidas: quando a equipe mexicana enfrentou a Polônia e contra a Arábia Saudita. A sanção será aplicada no próximo jogo do México, agendado para o 25 de março, contra a Jamaica, pela Liga das Nações da Concacaf.

Hugo Calderano avança às quartas do WTT Contender na África do Sul

Hugo Calderano avança às quartas do WTT Contender na África do Sul

Próximo adversário do mesa-tenista brasileiro, número 7 do mundo, será o chinês Lin Lin Shidong (46º) às 7h deste sábado (14). O torneio abre a temporada de 2023 do circuito mundial.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi