Esportes

Festival leva esportes paralímpicos a crianças com e sem deficiência

Evento gratuito será no próximo sábado, em 26 estados e no DF

A primeira edição do Festival Paralímpico de 2023 será realizada neste sábado (20), das 9h às 12h30 (horário de cada local), em 119 núcleos espalhados pelos 26 estados do país e o Distrito Federal. O evento promove a experimentação de esportes paralímpicos a crianças de jovens de 8 a 17 anos, por meio de atividades que os simulam de forma lúdica.

Festival leva esportes paralímpicos a crianças com e sem deficiência
© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

A participação se dá mediante inscrição gratuita, que estará aberta até o dia do festival. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador do evento, 80% das vagas são para crianças e jovens com algum comprometimento físico, visual ou intelectual. As demais são destinadas ao público sem deficiência. A expectativa é receber cerca de 16 mil pessoas.

"O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas, de forma positiva", destacou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, ao site da entidade.

Os locais selecionados para o festival foram anunciados em março. Trinta e quatro das 119 sedes integram o projeto de Centros de Referência, elaborado pelo CPB em 2017, que oferece modalidades paralímpicas, da iniciação ao alto rendimento, em espaços esportivos situados em diferentes pontos do país.

É a primeira vez que a ação acontecerá duas vezes no mesmo ano. A próxima edição está marcada para 23 de setembro, um sábado, encerrando a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).

O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, reunindo mais de sete mil crianças e jovens de 48 cidades do país. A edição com mais participantes até o momento foi a do ano passado, envolvendo cerca de 15 mil pessoas em 98 municípios.

Agência Brasil / Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - São Paulo / Edição: Cláudia Soares Rodrigues - 18/05/2023 07:10:07. Última edição: 18/05/2023 07:10:07

Tags: Festival Paralímpico CPB Deficiência Esportes Atletismo Vôlei Sentado

Leia também:

MPF pede indenização à diretora do Fla por fala contra nordestinos

Publicação no Instagram foi feita por Ângela Machado, diretora de responsabilidade social do clube, após término da eleição presidencial em 2022. Valor pedido por danos morais é de R$ 100 mil.

Estudo indica aumento de 76% em casos de homofobia no futebol do país

Estudo indica aumento de 76% em casos de homofobia no futebol do país

Relatório anual foi publicado pela CBF nesta quarta (17), Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Entre os casos estão xingamentos, cânticos, e comentários ofensivos.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi