Esportes

Marina Dias leva ouro inédito para o Brasil no Mundial de Paraescalada

Brasileira superou rivais do Reino Unido e Países Baixos

A paulista Marina Dias fez história nesta quinta-feira (10) ao faturar uma inédita medalha de ouro para o país no Mundial de Paraescalada, em Berna (Suíça). Em sua primeira participação em mundiais, a brasileira venceu a disputa na categoria RP3 (atletas com limitações leves no alcance e na força), deixando para trás a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans, prata e bronze respectivamente. Somente nesta temporada, Marina Dias já subira ao pódio outras três vezes em etapas da Copa do Mundo. Faturou ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e foi bronze em Villars (Suíça).

Marina Dias leva ouro inédito para o Brasil no Mundial de Paraescalada
© Reprodução Instagram/abee_escalada

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por ABEE (@abee_escalada)

Marina Dias foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença degenerativa autoimune. Ela costumava correr, mas em 2009  teve o lado esquerdo do corpo afetado pela doença. Na busca por outras atividades físicas, Marina acabou se apaixonando por escalada.

Após um jejum de três anos, o Brasil voltou a enviar representantes ao Mundial de Paraescalada. Além de Marina Dias, a delegação nacional conta ainda como os estreantes Luciano Frazão, na categoria AL 2 (atletas com um dos membros inferiores amputados ou com severo comprometimento motor), e Leonardo Vilha, na AU3 ( comprometimento em pelo menos uma das mãos, ou com vários dedos ausentes ou com função motora reduzida).

Embora a escalada já tenha integrado o programa olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão) e segue mantida nos Jogos de Paris 2024, a paraescalada ainda não está incluída no rol de esportes paralímpicos. No início de 2023, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) confirmou 22 modalidades na Paralimpíada de Paris 2024, e deixou aberta a possibilidade da paraescalada e do parasurfe serem incluídos, pela primeira vez, a partir de Los Angeles 2028, caso os dois esportes sejam indicados pelo Comitê Organizador. A decisão final do IPC sairá até o final deste ano.

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Cláudia Soares Rodrigues - 10/08/2023 18:35:10. Última edição: 10/08/2023 18:35:10

Tags: Marina Dias Ouro Mundial De Paraescalada Esclerose Múltipla Berna Esportes Paraescalada

Leia também:

Brasil conquista duas pratas no Mundial de Ciclismo Paralímpico

Brasil conquista duas pratas no Mundial de Ciclismo Paralímpico

Lauro Chaman (foto) chegou em segundo lugar na prova contrarrelógio de estrada e Gilmara do Rosário na disputa de pista. A competição, que vai até domingo (13) e, Gasglow (Escócia).

Etapa do circuito mundial reúne os melhores do tênis de mesa no RJ

Etapa do circuito mundial reúne os melhores do tênis de mesa no RJ

As disputas da chave principal do torneio têm início às 10h desta quinta-feira (10). Número 5 do mundo, Hugo Calderano é um dos favoritos ao título do torneio individual masculino.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi