Esportes

Número de casos de injúria racial no futebol dobrou em 2022

O STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, divulgou relatório sobre o número de casos de preconceito julgados na última temporada.

O STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, divulgou relatório sobre o número de casos de preconceito julgados na última temporada. Segundo o tribunal, em 2022, 19 casos foram denunciados, sendo seis de injúria racial, 11 de cânticos homofóbicos e dois de cunho sexista.

O STJD puniu 13 desses processos com multas somadas no valor de R$ 335 mil e o total de cinco partidas e 370 dias de suspensão aos clubes e infratores. 

Em 2022, o número de casos de injúria racial, especificamente, dobrou em relação ao ano anterior. Segundo o diretor do Observatório da Discriminação Racial no futebol, Marcelo Carvalho, este crescimento não é uma surpresa.

A estatística do STJD tem como base os casos denunciados nas partidas de todas as competições organizadas pela CBF e que envolvam ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Agência Brasil / Por Rodrigo Ricardo - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 18/01/2023 15:20:04. Última edição: 18/01/2023 15:20:04

Tags: Racismo Stjd

Leia também:

Grêmio goleia São Luiz e conquista Recopa Gaúcha 2023

Além do título, a partida marcou a estreia de Luisito Suárez, que marcou três gols em 38 minutos. O técnico gremista Renato Gaúcho comentou sobre o título hat-trick de Suárez.

Coluna – Os grandes duelos do futebol brasileiro em 2023

Coluna – Os grandes duelos do futebol brasileiro em 2023

Aumento de premiação e menor interesse do torcedor pelos campeonatos estaduais faz com que os clássicos nacionais sejam os mais aguardados este ano.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi