Jogos Parapan-Americanos de Santiago começam nesta sexta-feira
A delegação brasileira é a maior da história. São mais de 324 atletas de 17 modalidades.
Modalidade estreou antes da abertura oficial, marcada para esta sexta
O tênis de mesa brasileiro fez uma estreia acachapante no Parapan de Santiago nesta quinta-feira (16), véspera da abertura oficial do evento programada para às 19h (horário de Brasília) de sexta (17). Foram 42 vitórias em 51 partidas disputadas. A cerimônia de abertura e as competições têm transmissão ao vivo no site dos organizadores do Parapan.
© Reprodução Twitter/CBTM
Entre os mesatenistas que brilharam nesta quinta (16) está Paulo Salmim que avançou às semifinais da classe 7 (andantes) ao somar três vitórias por 3 sets a 0. Salmim estreou superando o colombinao Miguel Castro, depois bateu o argentino Aleksy Kaniuka e, na última partida, levou a melhor sobre o panamenho Francisco Xavier Córdoba. O brasileiro voltará a competir no sábado (19).
A delegação brasileira conta com 26 atletas no Pan de Santiago, de olho na classificação para a Paralimpíada de Paris. Quem vencer no individual e conquistar a medalha de ouro, de quebra carimba vaga nos Jogos de Paris no ano que vem. Na disputa de duplas, o desempenho no Parapan conta pontos para o ranking mundial, que vale de parâmetro para a conquista da vaga.
No tênis de mesa paralímpico, os atletas são divididos em 11 classes diferentes (dez para deficiência física e uma para intelectual). No caso das classes de deficiência física, quanto maior o número, menor o comprometimento físico-motor do atleta. As classes de 1 a 5 contemplam os atletas cadeirantes, enquanto as que vão de 6 a 10 são as dos mesatenistas andantes.
Confira AQUI os resultados dos brasileiros nesta quinta no Parapan de Santiago.
Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Cláudia Soares Rodrigues - 16/11/2023 19:45:12. Última edição: 16/11/2023 19:45:12
Tags: Parapan De Santiago Tênis De Mesa Paulo Salmin Vagas Paralímpicas Paris 2024 Ranking Mundial Santiago 2023
A delegação brasileira é a maior da história. São mais de 324 atletas de 17 modalidades.
Os primeiros atletas brasileiros entram em ação no megaevento esportivo disputado em Santiago (Chile) na próxima quinta-feira (16) a partir das 10h (horário de Brasília).
Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).
A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.