Esportes

Prêmio Paralímpicos: Willians Araújo e Carol Santiago são os destaques

Atletas ficaram com os prêmios masculino e feminino da temporada 2022

O ponto alto do segundo dia de entrega dos troféus do Prêmio Paralímpicos de 2022, realizado nesta quinta-feira (9) no Tokio Marine Hall, em São Paulo, foi a divulgação dos vencedores dos prêmios de melhores atletas masculino e feminino da temporada.

Prêmio Paralímpicos: Willians Araújo e Carol Santiago são os destaques
© Alessandra Cabral/CPB/Direitos Reservados

No naipe masculino, o grande destaque foi o judoca Willians Araújo, da classe J1 (cego total). O paraibano teve uma temporada perfeita, na qual venceu 24 lutas, sendo 23 por ippon, e conquistou sete medalhas de ouro, sendo a principal delas a do Campeonato Mundial disputado no Azerbaijão na categoria pesado (acima de 90 kg).

O atleta já havia conquistado o troféu de melhor judoca na noite de quarta-feira (8). “Passei por duas cirurgias complicadas de ligamento cruzado no joelho. Momento bem complicado. Agora é continuar treinando e pensar na minha maior conquista, minha filha Carolina, que vai nascer nesse mês. Isto é fruto de um trabalho de muitas pessoas. Eu entro lá para ganhar lutas e conquistar medalhas”, disse o judoca (que já foi o melhor atleta paralímpico do judô nas temporadas de 2014 e 2015) à assessoria da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Wilians perdeu a visão aos 10 anos em um acidente com tiro de espingarda e começou a praticar judô oito anos depois. Ele tentou praticar natação e futebol de cegos, mas não se adaptou e teve um melhor desempenho no tatame.

Entre as mulheres, o prêmio de melhor atleta ficou com a nadadora pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (deficientes visuais). O destaque da atleta na atual temporada foi protagonizado no Mundial da Ilha da Madeira. Ela ficou com o ouro nos 100 metros borboleta, nos 100 metros livre, nos 50 metros livre, nos 100 metros peito e nos revezamentos 4x100 medley e 4x100 livre, além de conquistar a medalha de prata nos 100 metros costas.

Na última quarta-feira (8), Carol Santiago recebeu o prêmio de melhor atleta de natação. Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Ela praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico.

Agência Brasil / Por Juliano Justo - Repórter da EBC - São Paulo / Edição: Fábio Lisboa - 09/02/2023 20:40:38. Última edição: 09/02/2023 20:40:38

Tags: Esportes Paradesporto Prêmio Paralímpicos Willians Araújo Carol Santiago CPB

Leia também:

WTA de Abu Dhabi: Bia Haddad vai às quartas e dupla de Stefani à semi

WTA de Abu Dhabi: Bia Haddad vai às quartas e dupla de Stefani à semi

Na disputa de simples, a paulistana volta a competir às 11h desta sexta (10) contra a cazaque Elena Rybakina, atual número 10 do mundo. Já Luisa Stefani e a parceira Shuai Zhang competem no sábado (11).

Corinthians derrota Inter e se garante na final da Supercopa do Brasil

Agora, as Brabas do Timão medirão forças com o Flamengo, que bateu o Real Brasília na outra semi, no próximo domingo (12) em busca do bicampeonato da competição.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi