Esportes

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues toma posse no Conselho da Fifa

Após hiato de sete anos, um brasileiro foi eleito para ocupar o posto

Após hiato de sete anos, o Brasil está de volta ao Conselho da Fifa, a mais alta instância de tomadas de decisões da entidade. Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou posse nesta quinta-feira (16), durante o 73º Congresso da Fifa, que reelegeu pela terceira vez Gianni Infantino para o mandato de presidente da entidade. O Congresso foi aberto hoje (16), em Kigali, capital da Ruanda.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues toma posse no Conselho da Fifa
© Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Ednaldo Rodrigues permanecerá por quatro anos no Conselho, composto por outros 36 dirigentes, entre eles o próprio Infantino. O presidente da CBF foi eleito para a cadeira do colegiado em votação unânime da Conmebol, na última quarta (15).

"Vou trabalhar dentro da filosofia do futebol mundial, em prol de todas as bandeiras que possam fazer o futebol um mundo melhor. Muito obrigado'', prometeu Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, diante de delegados de 211 associações participantes do Congresso da Fifa.

O colegiado é responsável por decisões estratégicas para o futebol mundial. Após o mandato de quatro anos, cada integrante pode ser reeleito mais duas vezes. A composição do Conselho tem Gianni Infantino, oito vice-presidentes e 28 membros eleitos pelas associações filiadas à Fifa.

Natural de Vitória da Conquista (BA), Ednaldo Rodrigues é o primeiro dirigente negro a comandar a CBF, fundada há 108 anos. Desde que assumiu o cargo, Rodrigues intensificou o combate ao racismo e ao preconceito no futebol. Em fevereiro, a entidade adotou o Regulamento Geral de Competições que prevê a punição – perda de pontos nos campeonatos - para os clubes em caso de atitudes discriminatórias.

'É uma grata coincidência ter sido eleito em um evento na África. Me faz voltar às minhas origens e me deixa mais forte para encarar os novos desafios", afirmou Rodrigues durante a cerimônia de posse no Conselho da Fifa.

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Cláudia Soares Rodrigues - 16/03/2023 14:00:22. Última edição: 16/03/2023 14:00:22

Tags: Conselho Da Fifa Ednaldo Rodrigues Presidente Da CBF Gianni Infantino Colegiado Esportes Futebol Racismo Preconceito

Leia também:

Cesar Cielo será homenageado no Hall da Fama Internacional da Natação

Outros dois grandes nomes da natação brasileira já receberam a honraria: Maria Lenk e Gustavo Borges. Aos 36 anos, Cielo ainda não se aposentou oficialmente das piscinas. A cerimônia está marcada para setembro deste ano.

Paulinho decide e Atlético-MG chega à fase de grupos da Libertadores

Paulinho decide e Atlético-MG chega à fase de grupos da Libertadores

Jogando no estádio do Mineirão, o Galo bateu o Millonarios (Colômbia) por 3 a 1. O camisa 10 (foto) marcou duas vezes e deu passe para golaço de bicicleta de Hulk.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi