Esportes

Pretinha eterniza os pés na Calçada da Fama do Maracanã

Ex-jogadora marcou época defendendo a seleção brasileira

Delma Gonçalves, a Pretinha, teve os pés eternizados na Calçada da Fama do estádio do Maracanã na manhã desta segunda-feira (14). A ex-jogadora marcou época pela seleção brasileira, pela qual disputou quatro edições de Jogos Olímpicos (1996, 2000, 2004 e 2008) e quatro Copas do Mundo (1991, 1995, 1999 e 2007).

Pretinha eterniza os pés na Calçada da Fama do Maracanã
© Rafael Arantes/Maracanã/Direitos Reservados

“A ficha tá caindo aos poucos. Essa é a verdade. Dessa responsabilidade de ser a segunda mulher [Marta foi a primeira] a eternizar os pés aqui na Calçada da Fama, de representar todas as mulheres, independente se jogam futebol ou não, mas o importante é poder estar aqui. Acho que aos poucos eu vou começar a perceber o tamanho da responsabilidade de ser a segunda mulher a eternizar os pés na Calçada da Fama. Estou muito feliz com essa homenagem, de poder representar todas as mulheres que praticam o esporte e todas as mulheres do nosso Brasil”, declarou Pretinha, que, além da Rainha Marta, dividirá espaço com outros nomes referência no futebol brasileiro como Pelé, Garrincha, Zico e Didi.

Pretinha foi uma das pioneiras do futebol feminino no Brasil, participando com destaque da campanha do país nos Jogos de Atlanta, em 1996 (a primeira Olimpíada que teve o futebol feminino em seu programa), sendo a artilheira da competição com quatro gols. Ela também esteve nas campanhas que garantiram duas pratas olímpicas, nos Jogos de Atenas (Grécia), em 2004, e de Pequim (China), em 2008.

A ex-atacante também defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2007, disputada na China e na qual o Brasil terminou com o vice-campeonato após ser derrotado pela Alemanha na decisão.

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Lisboa - 14/08/2023 18:05:08. Última edição: 14/08/2023 18:05:08

Tags: Esportes Futebol Feminino Maracanã Pretinha Calçada Da Fama Seleção Brasileira Brasil Vasco CBF

Leia também:

APP conquista Brasileiro feminino de basquete em cadeira de rodas

APP conquista Brasileiro feminino de basquete em cadeira de rodas

A Associação Paraolímpica Patense, de Minas Gerais, derrotou o Irefes, do Espírito Santo, por 59 a 50 na decisão da competição disputada no CT Paralímpico, em São Paulo.

Brasil encerra etapa do circuito mundial de tênis de mesa sem medalhas

Brasil encerra etapa do circuito mundial de tênis de mesa sem medalhas

O WTT Contender Rio de Janeiro foi o primeiro evento deste nível disputado no país. Um dos destaques brasileiros foi Bruna Takahashi (foto), que parou nas semifinais.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi