Esportes

Revelações do atletismo e da ginástica brilham nos Jogos da Juventude

O primeiro terço da edição deste ano dos Jogos da Juventude mostrou que a base do esporte brasileiro veio forte para Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. E dois nomes merecem uma atenção especial: Alessandro Borges e Fernanda Alvaz.

O primeiro terço da edição deste ano dos Jogos da Juventude mostrou que a base do esporte brasileiro veio forte para Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. E dois nomes merecem uma atenção especial. No atletismo, Alessandro Borges foi o campeão do arremesso do peso com marca de 20 metros. O jovem paulista, de 16 anos, celebrou o agora novo recorde do campeonato na prova - que foi disputada com um peso de cinco quilos, dois a menos do que nas competições oficiais, como o Mundial ou a Olimpíada.

Revelações do atletismo e da ginástica brilham nos Jogos da Juventude

Alessandro tem alcançado marcas relevantes. Em abril, ele cravou 16,23 metros com o implemento de seis quilos no Brasileiro sub-20, em Cascavel, no interior do Paraná. Para se ter ideia, o desempenho se aproxima dos 16,99 metros que Darlan Romani, hoje o maior nome da história do arremesso brasileiro, atingiu lá em 2009, aos 18 anos, dois a mais do que o jovem paulista tem hoje. Darlan, inclusive, é embaixador dos Jogos da Juventude e viu de perto o feito da nova revelação da modalidade.

Do atletismo para a ginástica rítmica, onde Fernanda Alvaz brilhou como ninguém mais na primeira fase destes Jogos da Juventude. Foram quatro ouros: individual geral, bola, arco e por equipes. Não à toa, a paulista já defende a seleção brasileira de base e esteve, recentemente, no Pan-Americano Juvenil e no Mundial Júnior.

Fernanda, de 14 anos, tem em quem se inspirar. Na edição passada dos Jogos, em Aracaju, a protagonista desta modalidade foi a catarinense Maria Eduarda Alexandre, que, neste ano, passou a competir entre os adultos e já foi até finalista em etapa de Copa do Mundo. Duda, como ela é conhecida, faz parte de uma geração que tem colocado o Brasil na briga por medalhas em grandes eventos da ginástica rítmica, como destaca o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antonio La Porta.

Os Jogos da Juventude seguem até o próximo dia 16. A TV Brasil, em parceria com o COB, transmite o evento ao vivo.

Agência Brasil / Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 06/09/2023 15:15:04. Última edição: 06/09/2023 15:15:04

Tags: Jogos Da Juventude 2023 Ginástica Atletismo

Leia também:

Espanha nomeia primeira mulher como técnica da seleção feminina

Espanha nomeia primeira mulher como técnica da seleção feminina

Montse Tome foi nomeada da Federação de Futebol, poucas horas após a entidade anunciar a demissão de Jorge Vilda, campeão do mundo com a equipe feminina no mês passado, na Copa da Austrália e Nova Zelândia.

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

No clássico do Nilton Santos, o Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi