Geral

1º de Maio: centrais sindicais pedem emprego, renda e direitos

Neste ano, os trabalhadores trazem 15 reivindicações para atos unificados: entre elas, a queda dos juros da economia, a defesa das empresas públicas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

As centrais sindicais vão às ruas neste 1º de maio para pedir “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.

Em São Paulo, a maior cidade do país, o ato do Dia do Trabalhador, começa às 10h, no Vale Anhangabaú. E vai contar com centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical.

Neste ano, os trabalhadores trazem 15 reivindicações. Entre elas, a queda dos juros da economia, a defesa das empresas públicas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

Outra reivindicação, é a valorização do salário mínimo, que, segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, deve ganhar força agora.

"O fato de ter eleito um governo mais democrático possibilita negociações diretas com o governo federal - haja visto agora essa negociação sobre o salário mínimo, onde nós vamos ter a mudança da legislação de reajuste do salário mínimo. Onde nós vamos ter o direito de ter a reposição das perdas da inflação, do custo de vista, mais o PIB de dois anos antes, o que daria condições de ter aumento real, além das perdas salariais".

A revogação da reforma trabalhista sancionada em 2017, também está no foco deste 1º de maio. De acordo com as centrais sindicais, as mudanças retiraram direitos conquistados e atacaram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, a CLT, que completa 80 anos, garantiu cidadania aos trabalhadores.

"Nós vivemos, no Brasil, aproximadamente 380 anos de escravidão. O empresariado, digamos assim, foi marcado por essa condição do trabalho escravo. E a luta social fez com que, em 1943, Getúlio Vargas decretasse a CLT e, com isso, garantir, digamos assim, a cidadania aos trabalhadores através da sua carteira profissional, através das férias, através de conquistas que foram feitas do século passado para cá".

O 1º de Maio em São Paulo terá atrações culturais no Vale do Anhangabaú, como o cantor Zé Geraldo e a cantora Leci Brandão. Também estão previstas, pelo país, outras manifestações do 1º de Maio unificado.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes - 01/05/2023 08:05:09. Última edição: 01/05/2023 08:05:09

Tags: 1º De Maio Unificado Centrais Sindicais CUT Força Nacional

Leia também:

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (1º)

Francinópolis, no Piauí, comemora aniversário com tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima é de 23ºC e a máxima, 27ºC. A umidade relativa do ar vai de 80% a 95%.

Norte: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (1º)

Porto Grande, no Amapá, festeja aniversário com tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura marca 23ºC a 28ºC e a umidade do ar é de 80% e 100%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi