Rei de etnia angolana conhece, no Rio, a Pequena África
A visita ao Cais do Valongo, no Rio, é um marco simbólico da primeira viagem do rei Ekuikui VI ao país. Segundo o IBGE, 56% da população do país se considera negra.
São Paulo foi o estado que determinou folga mais recentemente
O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), é feriado oficial em seis estados brasileiros. A mais recente unidade federativa a oficializar a data foi São Paulo, com a Lei nº 17.746, deste ano.
© Fernando Frazão/ Agência Brasil
A data também é feriado nos estados de Alagoas, do Amazonas, do Amapá, do Mato Grosso e Rio de Janeiro e em cerca de 1260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares.
De acordo com a entidade, a data tem como objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, traz à tona a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.
O 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).
Entre as cidades com leis municipais do feriado de 20 de novembro, estão as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).
Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Lílian Beraldo - 07/11/2023 16:05:18. Última edição: 07/11/2023 16:05:18
Tags: 20 De Novembro Zumbi Dos Palmares Consciência Negra Feriado
A visita ao Cais do Valongo, no Rio, é um marco simbólico da primeira viagem do rei Ekuikui VI ao país. Segundo o IBGE, 56% da população do país se considera negra.
Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.