Geral

24/07: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O objetivo é lembrar a luta contra racismo, machismo e violência

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unida (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.  

O objetivo é lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas ainda são vítimas.   

A cerimônia que lembrou a data foi no Ministério da Cultura em Brasília. E contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil e da política.   

A deputada indígena Célia Xakriabá lembrou que o número de mulheres negras no Congresso Nacional ainda é pequeno.  

A presidente do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, lembrou da importância das mulheres negras ocuparem cargos públicos, corporações e outros espaços. Mas destacou que é preciso mudar a forma de ocupação.  

Já ministra da Cultura Margareth Menezes lembrou que as mulheres negras avançaram sobre os espaços públicos mesmo com grandes dificuldades, que ainda persistem.  

No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé NO Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 24/07/2023 19:35:08. Última edição: 24/07/2023 19:35:08

Tags: Dia Internacional Da Mulher Negra Latino-Americana E Caribenha ONU

Leia também:

IBGE abre inscrições para seleção de Agente Censitário de Pesquisa

IBGE abre inscrições para seleção de Agente Censitário de Pesquisa

Serão 148 vagas temporárias distribuídas em todo país. O salário é de R$ 3,1 mil e o contrato terá duração de até um ano, prorrogável por mais dois anos.

Executores monitoravam Marielle Franco antes do crime

Executores monitoravam Marielle Franco antes do crime

Colaborador revelou que o ex-bombeiro Maxwell Corrêa, o Suel, preso nesta segunda-feira, começou a participar da elaboração do crime nos meses de agosto e setembro de 2017.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi