Geral

Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo

Risco é maior no verão, alerta Centro de Vigilância Epidemiológica

Os casos de acidentes com escorpião aumentaram 22% em 2022 na comparação com o ano anterior, mostra levantamento do governo paulista. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) alerta que o risco de aparecimento desse animal peçonhento aumenta no verão. Em 2021, foram 34,5 mil casos registrados. Em 2022, o número passou para 41,1 mil. Comparado a 2020, o aumento foi menor, de 10%, com 38,1 mil casos.

Acidentes com escorpião crescem 22% em São Paulo
© Arquivo/ Agência Brasil

Em nota, a diretora da Divisão de Zoonoses do CVE, Roberta Spínola, diz que as picadas de escorpião podem ser letais, principalmente em crianças de até 10 anos, e orienta que, em caso de acidente, a vítima deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes para receber o tratamento necessário. 

O estado de São Paulo tem centros de referência para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos, sendo 211 unidades espalhadas por várias regiões.

Os escorpiões se multiplicam em locais quentes e úmidos. Sendo assim, as orientações para evitar o surgimento deles é manter os ambientes da casa mais organizados e limpos, evitando o acúmulo de lixos, entulhos e o surgimento de baratas e moscas, que podem servir de alimento para os escorpiões.

Esses animais também podem entrar por ralos, então o recomendado é usar telas nesses locais. Escorpiões e aranhas podem se esconder em roupas e sapatos e, por isso, outra orientação é sacudir esses objetos antes de usá-los. Em situações em que é preciso colocar a mão ou pisar em buracos, entulhos e pedras, é necessário usar calçados e luvas de couro. 

*Estagiário sob supervisão de Camila Maciel

Por Pablo Ribeiro, da Agência Brasil* - São Paulo / Edição: Graça Adjuto - 07/02/2023 11:15:07. Última edição: 07/02/2023 11:15:07

Tags: Undefined

Leia também:

PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

Estão sendo cumpridos no DF três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF.

PF prende ex-comandante de operações da Polícia Militar do DF

A operação Pátria procura identificar as pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou estimularam os atos golpistas de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF foram invadidos e vandalizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi