O motivo dos cancelamentos e atrasos foi uma comunicação equivocada que indicava o sequestro de um avião que vinha de Recife, na noite dessa sexta-feira (25).
O Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, teve 16 cancelamentos de decolagens e aterrissagens na manhã deste sábado (26). Outros dois voos enfrentam atrasos de aproximadamente três horas. As informações foram divulgadas pelo painel da Infraero, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.
Além dos voos cancelados, a situação provocou ainda o atraso em 32 voos, somando partidas e chegadas. E o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também foi afetado, com oito voos cancelados entre partidas e chegadas.
O motivo dos cancelamentos e atrasos foi uma comunicação equivocada que indicava o sequestro de um avião que vinha de Recife, na noite dessa sexta-feira.
Segundo a Infraero, a torre de controle do aeroporto recebeu a mensagem da cabine da aeronave, com código que trata de apoderamento ilícito, ou seja, sequestro. Por isso, o procedimento de pouso foi direcionado para a posição de intervenção.
Ainda segundo a Infraero, por causa do incidente, as operações em Congonhas nessa sexta foram interrompidas entre as 20h49 e 21h49, seguindo os protocolos de segurança.
O erro foi identificado pela Polícia Federal, que foi acionada para apurar a situação.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista - 26/08/2023 16:35:21. Última edição: 26/08/2023 16:35:21