Geral

Aeroporto do Galeão, no Rio, sofre com queda no número de voos

Autoridades locais pediram ajuda para aumentar a movimentação

O governo e a prefeitura do Rio de Janeiro pediram o aumento do número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. A reivindicação foi apresentada em reunião, na terça-feira, entre o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

O objetivo do encontro foi discutir o fortalecimento do aeroporto internacional, que enfrenta queda de voos nos últimos anos por estar localizado na Ilha do Governador, na zona norte da cidade. A conversa, no entanto, terminou sem solução.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 14, o prazo para que o governo federal responda aos pedidos de Castro e Paes, que sugeriram a limitação de voos no Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense. Os dois pediram que as rotas entre as capitais sejam transferidas para o Galeão, mantendo no Santos Dumont apenas os voos da ponte aérea Rio-São Paulo e entre o Rio e Brasília.

Castro e Paes entregaram ao ministro um estudo do governo do estado, da prefeitura e de entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio, a Fecomércio e a Associação Comercial do Rio. O prefeito do Rio de Janeiro quer que os destinos nacionais com maior saída do Rio possam ser exclusivamente operados pelo Santos Dumont e que o Galeão concentre mais voos internacionais.

O ministro Márcio França anunciou que vai conversar com a concessionária Changi Airport, de Singapura, para saber do interesse em continuar a operar o aeroporto. A Changi tem 51% de participação na operação da Riogaleão e quer devolver a concessão pela falta de equilíbrio financeiro. O governo federal estuda recusar a devolução em troca de um acordo que aumente a movimentação no Galeão. Uma das propostas é ampliar o número de destinos em operação no terminal.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 26/04/2023 13:10:03. Última edição: 26/04/2023 13:10:03

Tags: Aeroporto

Leia também:

PF deflagra operação contra extração e comércio ilegal de diamantes

PF deflagra operação contra extração e comércio ilegal de diamantes

Organização atua por mais de dez países, envolvendo fornecedores, clientes e instituições bancárias na engenharia financeira, com movimentação superior a R$ 30 milhões.

Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

No estado da Bahia, governo espera que cerca de 1,5 milhão de pessoas passem pelas festas juninas, que movimentarão R$ 1 bilhão na economia, avalia ministério do Turismo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi