Geral

Agência Nacional de Mineração vai contratar 27 especialistas

Decisão está publicada no Diário Oficial da União de hoje (21)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada – nesta quinta-feira (21) - a nomear 27 especialistas em recursos naturais, aprovados em recente concurso público. A medida está publicada no Diário Oficial da União.

São profissionais aprovados no cadastro reserva do processo seletivo realizado em 2022 para o cargo de nível superior, voltado a pessoas com formação em geologia e engenharia, conforme previsto no edital do concurso.

Esses servidores desempenham, entre outras funções, a de fiscalização e concessão de autorizações relativas à exploração de recursos minerais, como a autorização de barragens, por exemplo.

Recursos minerais

A ANM é um órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por regular a pesquisa e extração de recursos minerais, materiais para construção civil, fósseis e água mineral.

Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, operada pela empresa mineradora Vale, uma ação civil movida pelo Ministério Público, em 2019, motivou a elaboração de um plano de reestruturação da atividade de fiscalização de barragens.

Foi somente em fevereiro de 2023 que o atual governo iniciou a restruturação do quadro com a nomeação de 40 especialistas em recursos naturais, dos quais 17 foram para Minas Gerais, onde estão concentradas mais barragens. De acordo com o órgão, os atuais 27 novos servidores também atuarão na fiscalização de barragens.

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 21/09/2023 15:20:11. Última edição: 21/09/2023 15:20:11

Tags: ANM Concurso Público Barragens

Leia também:

Ricardo Salles apresenta relatório final da CPI do MST

Ricardo Salles apresenta relatório final da CPI do MST

Ele pede o indiciamento de várias pessoas, entre elas, o de José Rainha, líder do movimento sem terra por falsidade ideológica e sonegação fiscal e o de Jaime Silva, presidente do ITERAL, e de Débora Nunes, líder do MST no estado.

Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina

Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina

Viadutos, terminais e passarelas que integram os 26 km de extensão do BRT Transbrasil vão receber grafites do projeto Cores da Brasil.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi